• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Rafales da Grécia serão transladados em janeiro

17 de dezembro de 2021
Rafales da Grécia serão transladados em janeiro (Foto: Dassault).
Rafales da Grécia serão transladados em janeiro. O 1º Rafale da Grécia é o HAF 401 ex AAE 305 um Rafale B (Foto: Dassault). (Foto: Dassault).

Rafales da Grécia serão transladados em janeiro. Os seis primeiros, de um total de 18 caças Dassault Rafale já adquiridos pela Hellenic Air Force – HAL (Força Aérea da Grécia) serão transladados para as ilhas gregas em janeiro e poderão atender imediatamente às necessidades operacionais, pois seus pilotos já concluíram o treinamento na França, junto ao Armée de l’Air et de l’Espace (AAE).

O Ministério da Defesa decidiu que o Chefe do Estado-Maior das Forças Aéreas Helénicas – Tenente-General Georgios Blioumis, estará presente a entrega, pois foi durante a sua gestão que foi decidida a compra do lote de Rafale. Blioumis, que serviu como Chefe de Gabinete por quase três anos, é creditado pelo fato de que ele e sua equipe conseguiram, em circunstâncias difíceis e em tempo recorde, garantir a conclusão de todo o treinamento, integração e adaptação dos pilotos e equipes de manutenção e apoio.

O primeiro Rafale (HAL 401) foi entregue na França a Grécia em julho em um tempo recorde, face a encomenda ter sido firmada em 25 de janeiro de 2021, a um custo de €2.3 bilhões. O pedido de 18 Rafales inclui 12 aeronaves ex-AAE e seis novas, produzidos na fábrica da Dassault Aviation, além da opção de outros seis caças novos de fábrica – ainda não confirmados, que deverá elevar para 24 o número de Rafales F3-R. A entrega dos 12 Rafales restantes, já adquiridos, ocorrerá nos próximos dois anos.  

Enquanto isso, a previsão é que nos próximos dias tenham início os trâmites para a compra de mais seis caças que devem ser formalizadas junto a cerimônia de entrega das primeiras aeronaves na Grécia. O assunto está a cargo do Ministro da Defesa, Nikos Panagiotopoulos, que já concluiu o trâmite do processo que será apresentados nos próximos dias às comissões de defesa do Parlamento Helênico. Além dos Rafales, está em pauta a aquisição das três novas fragatas francesas.

O Rafale já foi exportado para Índia, Egito, Qatar e agora Grécia. Na HAF, os Rafales voarão no 332º Esquadrão “Geraki” (332 MPK), da 114ª Ala de Combate, baseada em Tanagra. Atualmente esta unidade está equipada com Dassault Mirage 2000BG/EG. Serão transladados os Rafales B/F3-R HAL 401 e 402 e os Rafales EG HAL 410, 411, 412 e 413.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login