Força Aérea de Israel substituirá seus AS565MA por SH-60F Seahawk. Recentemente a Marinha Israelense (IN) recebeu a última corveta Sa’ar 6, de um lote de quatro embarcações compradas de um estaleiro alemão. Atualmente esses navios são equipados com helicópteros AS565MA Atalef, que serão substituídos por novos vetores de asas rotativas, adquiridos usados dos Estados Unidos.
A Força Aérea de Israel anunciou em 2015 a aquisição dos helicópteros multimissão SH-60F Seahawk da Marinha dos EUA para equipar as novas corvetas. A decisão por aeronaves usadas foi devido ao aumento dos custos de construção das embarcações, o que acabou atrasando a entrega dos Seahawks.
De acordo com Scramble Magazine, a primeira corveta foi entregue pela Alemanha em novembro de 2020, e entre maio e julho deste ano a Marinha israelense recebeu as últimas embarcações da Alemanha.
Em 2015, o Departamento de Defesa dos EUA (DoD), através do Programa de Artigos Excedentes de Defesa (EDA), aprovou a venda para a Força Aérea de Israel de oito SH-60F, e um pacote contendo motores sobressalentes, sistemas eletrônicos e suporte técnico de manutenção. Espera-se que os helicópteros sejam entregues para Israel em 2022.
Os atuais AS565MA Atalef equipam o 193º Esquadrão “Escudo do Oeste”, sediado na Base Aérea Ramat David, no norte de Israel. Como o Seahawk tem maior porte que o atual Atalef, a IN adequou as suas atuais Corvetas Sa’ar 5, principalmente com a extensão da plataforma de pouso dos helicópteros.
Quando comparado aos Atalef, os Seahawk tem quase o dobro da capacidade de carga útil, e o dobro do alcance quando configurado com tanques de combustível externos. As muitas semelhanças com o S-70 Yanshuf, poderão consolidar o programa de manutenção do tipo em Israel. Entre as principais diferenças estão o rotor principal dobrável e o cone de cauda articulada, para reduzir as suas dimensões a bordo dos navios. “Dobrados”, os Seahawk ocupam menos espaço do que o Atalef. Os novos SH-60 podem ser equipados com mísseis Rafael Spike ou Hellfire, um canhão de 20 mm ou um lançador de foguete.
Devido as ameaças iminentes às plataformas israelenses de de gás natural no Mediterrâneo, os Seahawk irão operar em conjunto com os UAS Heron I da IAI. Muito provavelmente o 193º Esquadrão será realocado para a Base Aérea de Palmachim, onde os Seahawks operarão ao lado dos helicópteros S-70 Yanshuf dos Esquadrões 123 “Pássaros do Deserto” e 124 “Espada Rolante” da IAF.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO