Acidente com Mi-17V-5 da Força Aérea Indiana vitimou General Chefe do Estado-Maior. Um helicóptero Mi-17V-5 da Força Aérea Indiana (IAF) caiu às 12h20 (horário local) da quarta-feira (08/12), próximo da localidade de Coonoor, distrito de Nilgiris, no estado indiano de Tamil Nadu. O acidente matou todos os 13 ocupantes da aeronave, entre eles o Chefe do Estado-Maior de Defesa (CDS), General Bipin Rawat e a sua esposa.
A aeronave, matrícula ZP5164, provavelmente pertencente ao 109 Helicopter Unit Knights, estava voando entre a Estação da Força Aérea de Sulur e o Defense Services College (DSC), em Wellington, onde o General Bipin Rawat iria proferir uma palestra para os cadetes.
A queda aconteceu a cerca de 10 km do destino, em uma região montanhosa com aproximadamente 1.850 metros acima do nível do mar. De acordo com a mídia local, o helicóptero havia decolado de Sulur às 11h47 (local), e tinha a chegada prevista no destino final às 12h30. No entanto, dez minutos antes do pouso, ele teria colidido contra o uma elevação, em uma região que estava sob condições climáticas adversas. Um incêndio destruiu completamente o helicóptero, e dificultou o os trabalhos de resgate das vitimas.
A Força Aérea Indiana confirmou que ninguém sobreviveu a queda da aeronave, e um inquérito foi iniciado para apurar a causa do acidente.
Este é o segundo acidente com helicópteros Mi-17 da IAF em menos de um mês. Conforme noticiamos aqui, em 18 de novembro outro Mi-17 realizou um pouso mal sucedido, ficando bastante destruído, porém sem vítimas fatais.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO