F-16 norueguês é preservado no museu da RNoAF. Faltando apenas algumas semanas para a aposentadoria oficial dos F-16AM/BM da Luftforsvaret (RNoAF – Royal Norwegian Air Force) ou Real Força Aérea Norueguesa o F-16AM RNoAF 687 fez um ferry flight em 3 de dezembro da Base Aérea de Bodø (ENBO) para Oslo/Gardermoen. Motivo? Ser entregue para Flysamlingem Forsvarets museum para ser preservado.
Usando o código de chamada “Dolly 14” o F-16AM 687 (c/n 6K-59) pertencia ao 331 skvadron. Esta aeronave foi montado sob licença da então General Dynamics (depois Lockheed Martin) pela Fokker em Amsterdam/Schiphol (Holanda), realziandoseu primeiro voo em 2 de maio de 1984. A aeronave foi entregue a 331 skvadron em Bodø em 30 de maio de 1984.
Durante uma pequena cerimônia em Gardermoen, o chefe do museu da aviação de Flysamlingem Forsvaret, Anders Utgård, mencionou “que o museu não pode ter uma exposição de aeronaves militares sem o F-16, uma aeronave que temos há mais tempo de todas as aeronaves militares em nossa história”. Flysamlingem Forsvaret é chamado de Norwegian Armed Forces Aircraft Collection, sendo o museu da Real Força Aérea Norueguesa.
Em outubro de 2021, anunciamos aqui que a RNoAF havia informado que desativaria sua frota de F-16AM/BM, em prol dos F-35A. Recentemente, em 3 de dezembro, noticiamos que a RNoAF confirmou a venda de 12 F-16M/BM para empres americana de treinamento dissimilar e aggressor Draken International.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS