• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

MQ-25A Stingray inicia testes no mar

4 de dezembro de 2021
MQ-25A Stingray inicia testes no mar (Foto: NAVAIR).
MQ-25A Stingray inicia testes no mar (Foto: NAVAIR).

MQ-25A Stingray inicia testes no mar. Após os testes feitos em Chambers Field, junto a Naval Station Norfolk – Virginia, o Boeing MQ-25A Stingray está dando mais um passo importante para sua futura homologação como primeiro veículo aéreo não tripulado baseado em porta-aviões. Em 2 de dezembro de 2021, foi anunciado que o protótipo MA-25 T1 Stingray foi embarcado em 30 de novembro a bordo do porta-aviões USS George HW Bush (CVN 77) para o seu primeiro período de testes de mar.

MQ-25A Stingray inicia testes no mar (Foto: Twitter).

Os testes de solo na NS Norfolk consistiram, principalmente, em testes de manuseio do convés. Foram usadas linhas pintadas no solo, demarcando as áreas do convés de voo para testar como o MQ-25 manobraria a bordo de um porta-aviões. Estes testes bem sucedidos precederam a preparação para uma demonstração real planejada a bordo de um porta-aviões, que irá ocorrer agora a partir de dezembro no CNV 77. Nas próximas semanas vários testes serão efetivados a bordo, começando pela repetição dos realizados na NS Norfolk e, na sequência, testes em voo, que deverão culminar com o primeiro reabastecimento em voo feito a partir de um porta-aviões.

Originally tweeted by NAVAIR (@NAVAIRNews) on 2 de December de 2021.

O resultado inicial no solo mostrou que o MQ-25A atende as exigências de operação no convés de voo. Quando em serviço, o UAS da Boeing irá permitir que os F/A-18E/F, hoje empregados em missões de reabastecimento em voo, voltem a estar exclusivamente voltados para missões de emprego.

Nesse ínterim, a Boeing iniciou a produção de sete aeronaves de Desenvolvimento de Engenharia e Fabricação (EMD – Engineering and Manufacturing Development) que serão usadas para testes adicionais nas instalações da Boeing em St. Louis (MO). Assim que esses testes forem concluídos, esses modelos serão transferidos para a Naval Air Station Patuxent River (MD) para o programa de testes de voo.

O MQ-25A concluiu recentemente o primeiro reabastecimento em voo de um F-35C, que foi precedido pelo reabastecimento de um E-2D Hawkeye. O MQ-25 deve ser ser um dos programas de aquisição de defesa mais rápidos da Marinha a atingir a capacidade operacional inicial (IOC) de toda a história.

Em novembro o MQ-25A fez ensaios de solo na NS Norfolk (Foto: US Navy/Mass Communication Specialist 2nd Class Sam Jenkins).
Em novembro o MQ-25A fez ensaios de solo na NS Norfolk (Foto: US Navy/Mass Communication Specialist 2nd Class Sam Jenkins).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login