Coreia do Sul oferece o FA-50 Golden Eagle para a Colômbia. Representantes da Korean Aerospace Industries (KAI) e do Governo da República da Coreia do Sul, estão na Colômbia apresentando o seu caça de ataque leve KAI FA-50 Golden Eagle, como alternativa para substituir os Cessna A-37B Dragonfly de apoio aéreo aproximado, da Força Aérea Colombiana (FAC).
O Chefe da Força Aérea da Coreia do Sul (RoKAF) está visitando a Colômbia e posteriormente viajará ao Peru, como parte da diplomacia militar que visa, principalmente, fortalecer a cooperação da indústria de armamentos com os países sul-americanos.
Durante a sua visita à Bogotá, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica sul-coreano, General Park In-ho, participará da Expodefensa 2021, uma das maiores feiras de defesa da região. Park também planeja manter conversações com o Ministro da Defesa Colombiano, Diego Molano Aponte, e com o Comandante-General Luis Fernando Navarro Jiménez, para discutir formas de fortalecer a cooperação em defesa.
Os encontros servirão para Park apresentar os produtos militares produzidos no seu país, como o caça leve FA-50 e os mísseis terra-ar de médio alcance (M-SAM). Paralelamente à mostra, Park também terá encontros com representantes do Equador, Espanha e Paraguai.
No Peru, o Oficial sul-coreano deverá se encontrar separadamente com o Ministro da Defesa, Juan Manuel Carrasco Millones, bem como com Manuel Gómez de la Torre Aranibar, Chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas, além do Comandante Geral da Força Aérea Peruana, Alfonso Javier Artadi Saletti.
O KAI FA-50 foi desenvolvido para a RoKAF, como um substituto do Northop F-5E/F e do Cessna A-37A Drangonfly. Hoje o FA-50 é oferecido como uma excelente alternativa para países que necessitam de aeronaves de combate leves e de baixo custo operacional.
O FA-50 vem equipado com um canhão rotativo General Dynamics A-50 de 20 mm, além de quatro pontos subalares, dois nas extremidades das asas e um ventral para armamentos. Para missões ar-ar, o FA-50 tem vantagens comparativas devido à capacidade de transportar mísseis de curto e médio alcance. Para missões ar-solo, esta aeronave pode transportar bombas de queda livre Mk-82 e Mk-83, foguetes, mísseis guiados e bombas assistidas por GPS ou guiadas por laser.
Fonte: Webinfomil
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO