F-35 MTR LITE: simulador mais barato e compacto. A Lockheed Martin está desenvolvendo um simulador de treinamento de missão menor e mais barato para dar aos pilotos de F-35 a capacidade de treinar, sem depender dos grandes simuladores de missão completa (full-mission simulators) existentes. O F-35 Mission Rehearsal Trainer-Lightning Integrated Training Environment (MRT LITE) tem cerca de um oitavo do tamanho de um full-mission simulators, com uma redução de 90% na pegada de hardware. O sistema tem uma configuração modular e pode ser embalado para ser transportado com mais facilidade.
Erik Etz, gerente sênior de novos negócios, estratégia e roteiros da Lockheed Martin, disse que a necessidade de simuladores menores e compactos começam a despontar à medida cada dia são ativadas mais bases de operação de F-35 surgem, inclusive, no mar embarcada em porta-aviões que não são capazes de suportar totalmente um full-mission simulators.
Adicionar o MRT LITE também aos locais de treinamento existentes e que tenham full-mission simulators, irá permitir aos pilotos ter mais horas de treinamento sintético, disse ele. O sistema possui uma cabine com controles, incluindo uma tela sensível ao toque na frente do piloto que replica as telas de controle da aeronave. Ao contrário do full-mission simulator, que possui 360 graus de visibilidade, o sistema menor usa três telas grandes na frente do piloto, limitando a visão a cerca de 150º. Etz disse que a diferença nas telas significa que o MRT LITE é mais eficaz para os pilotos treinarem situações de combate BVR – além do alcance visual, se opondo ao dogfighting e outros cenários que exigem uma visão de 360 graus.
O sistema executa o software de simulação aberta Prepar3d desenvolvido pela Lockheed Martin, que pode se conectar a outros simuladores em outros locais para permitir que os pilotos treinem juntos e em rede. A Lockheed está desenvolvendo o sistema classificado Operational Flight Program, que permitirá ao MRT LITE replicar os sistemas de armas e outros elementos classificados do F-35, que hoje só poderiam ser feitos em um full-mission simulator .
A Lockheed tem desenvolvido o MRT LITE nos últimos 18 meses e está entrando em contato com a USAF, a US Navy e o USMC para descobrir quais seriam seus requisitos se o sistema fosse adquirido A Lockheed não forneceu uma estimativa do custo do sistema, mas disse que é significativamente menor do que os simuladores de missão completos existentes.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS