Marinha resgata tripulante de pesqueiro estrangeiro a quase 2 mil km da costa. O 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqHA-1) realizou a Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante do Navio Pesqueiro “Playa de Cubelas”, de bandeira espanhola, situado a cerca de 1.000 milhas náuticas (1.832 km) da costa brasileira.
A operação foi iniciada no domingo (21/11), quando o SALVAMAR (Serviço de Busca e Salvamento da Marinha) acionou o Navio de Serviço da Esquadra (NSE), na ocasião a Fragata “Independência” (F-44) e a Aeronave de Serviço da Esquadra (ANSE), o helicóptero AH-11B Wild Lynx (N-4005) do EsqdHA-1, para realizar a missão de resgate do tripulante de nacionalidade cabo-verdiana, embarcado no “Playa de Cubelas”.
Depois de aproximadamente 48 horas de navegação, na terça-feira (23/11), a F-44 aproximou-se a cerca de 40 milhas náuticas (73 km) da posição do pesqueiro espanhol. Neste momento, foi lançado o helicóptero AH-11B para cumprir o restante do trajeto e realizar o resgate do do enfermo, que apresentava sintomas de dores de origem renal.
O resgate da vitima foi realizado com o auxílio de dois militares do G-SAR (Grupo de Busca e Salvamento), que junto com os demais tripulantes do Wild Lynx, utilizaram o guincho externo para içar o enfermo na maca, até o interior da aeronave.
Na quinta-feira (25/11), ao se aproximar da costa do Rio de Janeiro, o AH-1B decolou da F-44 transportando o paciente para o Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller, da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ), onde ao desembarcar recebeu o atendimento médico necessário.
Fonte: Marinha do Brasil
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO