Alemanha quer o AH-64E Apache Guardian. Depois de vário rumores, parece que agora é oficial. O Ministério da Defesa da Alemanha confirmou quer o helicóptero de ataque Boeing AH-64E Apache Guardian. Inclusive já teria sido encaminhado ao Departamento de Defesa Americano um pedido de informações e uma solicitação de compra via FMS – Foreign Military Sales.
Não é segredo que o Exército Alemão está insatisfeito com os helicópteros de ataque Eurocopter EC665 Tiger UHT (Unterstützungshubschrauber Tiger em alemão ou “Support Helicopter Tiger), que atualmente estão em serviço em duas unidades do Germana Army. Ao todo são cerca de 50 helicópteros, onde a Bundeswehr já adiantou que não está disposta a embarcar no programa de modernização já anunciado pelos franceses. Essa diversidade de pontos de vista está criando mais do que um atrito no eixo Paris-Berlim. Esta divergência quanto ao futuro do Tiger está abrindo espaço para o Apache, que ao que consta tem espaço para a compra de 40 a 50 unidades para equipar o German Army.
O AH-64E Apache é a versão mais recente do AH-64, também conhecida como Apache Guardian. Até 2012, foi designado como Bloco III do AH-64D. Além do US Army, este helicóptero de ataque foi aprovado para exportação sendo vendido a Índia, Arábia Saudita, Taiwan, Indonésia, Qatar, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Iraque (cancelado).
Equipado com motores General Electric T700-GE-701D (1.994 shp), o AH-64E possui novas pás de rotor projetadas para resistir a impactos de munição 23 mm. O helicóptero vem com novos sensores, aviônicos e melhorou as capacidades de operação noturna. Além disso, pode controlar alguns tipos de UAV. O AH-64E também possui sistema de exaustão supressor de infravermelho e está equipado com dispensadores de chaff e flare.
Ele é equipado com um canhão M230 de 30 mm com 1.200 cartuchos; possui 4 pontos de fixação de armamento, que incluem até 16 mísseis anti-tanque AGM-114R Hellfire 2 . Para autodefesa contra helicópteros hostis, o Apache Guardian pode carregar até dois AIM-9 Sidewinder, quatro AIM-92 Stinger ou quatro mísseis ar-ar Mistral . Ele também pode transportar dois mísseis anti-radiação AGM-122 e foguetes não guiados Hydra 70.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS