A400M AAE: Ponte Aérea entre Tessalit e Gao. Para permitir a retirada de soldados e equipamentos franceses da região de Tessalit, foi montada literalmente uma ponte aérea com aeronaves Airbus A400M do Armée del’Air et de l’Espace (AAE). Esta operação em grande escala foi realizada como parte da reorganização do dispositivo da Barkhane Force em Tessalit foi transferido para as Forças Armadas do Mali (FAMa – Forces Armées Maliennes).
De 13 a 15 de novembro de 2021, dois aviões Airbus A400M Atlas fizeram 12 rotações, isto é, pernas de ida e volta, a uma taxa de quatro por dia. As aeronaves eram os 010/F-RBAC e o 089/F-RBAO ambos do ET01.061. Estes movimentos aéreos permitiram o transporte de 190 toneladas de carga, incluindo 18 veículos, de Tessalit região de Kidal a Gao, cidade situada as margens do rio Níger, ambas no Mali.
Dois helicópteros Tiger foram implantados para proteger a área. Eles foram reforçados por um sistema de monitoramento e suporte composto por um UAS MQ-9 e dois Mirage 2000.
No solo, a pista de terra foi nivelada após cada pouso pelos engenheiros cambojanos da Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas no Mali (MINUSMA – Nations Unies pour la Stabilisation au Mali) apoiados por soldados do 25º Regimento de Engenheiros Aéreos (RGA – 25e régiment du génie de l’air).
O sistema Aéreo foi reforçado para realizar missões de controle de tráfego aéreo. O Joint Terminal Attack Controller (JTAC) trabalhou com o controlador da pista, garantindo a segurança imediata. O controlador também era responsável pelo monitoramento do céu e do tráfego aéreo.
As duas aeronaves que participaram da retirada das forças fizeram pousos com intervalo de 15 minutos. Suas cargas eram realizadas com motores em funcionamento, a fim de diminuir os atrasos e riscos. Concluída em 15 de novembro, a operação demonstrou a capacidade do AAE em atuar em operações conjuntas, longe de suas bases. Os A400Ms são aeronaves táticas de alcance estratégico e excelente desempenho, cujos modernos equipamentos permitem missões táticas complexas em um ambiente hostil.
Fonte: AAE.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS