Sêneca brasileiro apreendido com drogas em Honduras. As Forças Armadas de Honduras apreenderam na segunda-feira (23/11), mais uma “narcoavioneta” estrangeira, transportando drogas no interior do país. O Embraer EMB-810 Sêneca II de registro brasileiro, PT-RBF (c/n 810305), foi capturado enquanto descarregava dezenas de pacotes de drogas na localidade de Brus Laguna, departamento de Gracias a Dios, nordeste de Honduras.
De acordo com o que foi relatado pelo Tenente José Coello, porta-voz das Forças Armadas hondurenhas, por volta da 01h00 da madrugada, o avião suspeito foi visto pousando na área de La Mosquitia. Agentes uniformizados se aproximaram do local onde estava a aeronave, e encontraram várias pessoas descarregando pacotes do interior do avião, supostamente com drogas. Imediatamente os agentes do Estado foram alvejados pelos homens, iniciando um confronto.
O tiroteio durou alguns minutos, e não deixou feridos ou vítimas, apenas um helicóptero da Força Aérea Hondurenha, que realizava apoio à operação, foi alvejado com um tiro na fuselagem.
Após a fuga dos suspeitos, um homem foi preso pelos oficiais das Forças Armadas, que também contabilizaram 23 fardos com a suposta droga. Quanto à procedência da aeronave, o Tenente José Coello, informou apenas que a origem era a América do Sul, sem repassar detalhes do voo.
Conforme o site do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da ANAC, o Sêneca II, PT-RBF, atualmente pertence a um proprietário privado do estado do Mato Grosso. Curiosamente, esse Emb-810 voou muitos anos para o Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS), conforme mostra essa notícia de dezembro de 2017, retirada do site da escola.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO