Helicóptero iraniano “passou a 25 jardas” do USS Essex. Um helicóptero da Marinha iraniana chegou a 25 jardas, cerca de 23 metros do porta-helicópteros USS Essex (LHD-2) da Marinha Americana, enquanto o navio navegava no Golfo de Omã. O incidente, ocorrido em 11 de novembro, foi confirmado pelo Pentágono no dia 15/11, que o classificou como “inseguro e pouco profissional”.
O USS Essex está no Golfo Pérsico depois de realizar um treinamento com o porta-aviões HMS Queen Elizabeth (R08) da Marinha Real no Golfo de Omã em 8 de novembro. O navio britânico lidera o Carrier Strike Group 21 (CSG21).
O helicóptero iraniano – provavelmente um Sikorsky SH-3D do ASW sq, voou a 3 metros acima da linha d’água e a 23 a bombordo (esquerda) do Essex , disse o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, durante sua coletiva de imprensa. O helicóptero circulou o navio três vezes de “maneira insegura e pouco profissional”, disse Kirby. Não houve impacto nas operações do Essex ou em sua capacidade de navegar, disse ele.
Kirby não entrou em detalhes sobre quais ações a tripulação do Essex tomou, embora tenha dito que o navio de guerra agia dentro do direito internacional. O comandante do Essex fez o que era melhor para o navio e a tripulação, disse Kirby.
“Existem regras de combate, das quais não irei falar, que nossos comandantes têm à disposição para lidar com ameaças em potencial”, disse Kirby. “E quando você tem outra força armada, neste caso, a Marinha Iraniana que voa assim, você definitivamente corre o risco de algum tipo erro de cálculo de um lado ou dos dois lados, terminar mal, e isso não ajuda. Este terminou pacificamente, mas não significa que foi seguro e profissional”.
O interessante do incidente é que, aparentemente, os americanos foram pegos de surpresa, e em nenhum momento, foi tomada uma ação preventiva, até mesmo de interceptar o helicóptero iraniano usando os meios do próprio navio, como os helicópteros embarcados, evitando assim a sua aproximação.
A bordo, por exemplo, estão Bell AH-1Z Viper ou Bell UH-1Y Huey do Marine Medium Tiltrotor Squadron 165 (Reinforced) – (VMM-165), que fazem parte do 11th Marine Expeditionary Unit (MEU), com capacidade para interceptar e escoltar o intruso para a fora do perímetro do navio.
O incidente com o Essex ocorre depois que o navio-tanque mercante de bandeira vietnamita M/V Sothys deixou o porto iraniano de Bandar Abbas depois que a Iranian Islamic Revolutionary Guard Corps Navy (IRGCN) assumiu o controle dele no Golfo de Omã em 24 de outubro.
USS navio da USN he Sullivans (DDG-68) e USS Michael P. Murphy (DDG-112) estavam investigando uma suspeita de crime, quando foram abordados pelo IRGCN. Uma agência de notícias patrocinada pelo Estado Iraniano informou que os dois navios tentaram liberar o Sothys e foram forçando a sair pela IRGCN. Kirby negou as acusações durante uma coletiva de imprensa, mas não deu detalhes.
Essex , a doca de transporte anfíbia USS Portland (LPD-27) e o navio de desembarque da doca anfíbia USS Pearl Harbor (LSD-52) deixaram San Diego em 12 de agosto com a 11ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais embarcada.
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