Eslovênia assina contrato para aquisição de um C-27J Spartan. O Governo da Eslovênia vai adquirir uma aeronave Leonardo C27J Spartan da Itália, através de um acordo que também prevê o fornecimento de suporte técnico, manutenção e treinamento de tripulantes. O anúncio foi divulgado em 17 de novembro, pelo Ministério da Defesa Italiano.
Este é o primeiro acordo entre os governos (G2G), envolvendo a área de Defesa. O contrato G2G foi assinado pelo Ministro da Defesa Italiano, Lorenzo Guerini, com o seu homólogo esloveno, Matej Tonin.
“Os acordos G2G são instrumentos eficazes de política industrial, que permitem à indústria nacional fazer valer a qualidade de seus produtos no exterior”, disse Lorenzo Guerini, Ministro da Defesa Italiano.
A cooperação entre a Itália e a Eslovênia é o resultado de um longo processo conduzido pela Secretaria-Geral da Defesa e Direção Nacional de Armamentos (SECREDIFESA), e que levou à elaboração de um Acordo de Implementação (leia notícia aqui). Este acordo segue aspectos operacionais, técnicos, logísticos, jurídicos e administrativos, que constituíram a base necessária para a definição da estrutura contratual.
Nota RFA: O bimotor Leonardo C-27J Spartan é equipado com os mesmos motores, e alguns sistemas, do Lockheed Martin C-130J Super Hércules, o que reduz os custos operacionais em relação ao projeto original. Com peso máximo de decolagem de 30 toneladas, e carga útil de 10 toneladas, a configuração de alta densidade permite que o C-27J transporte até 60 soldados ou 46 pára-quedistas, e na versão de evacuação aeromédica, pode transportar 36 macas e seis assistentes.
A Leonardo realiza um programa de atualização e aprimoramento dos aviônicos e sistema de comunicação, visando adequar a aeronave aos padrões atuais dos regulamentos internacionais da aviação civil.
Com a chegada da Eslovênia, agora são 15 nações que escolheram o C-27J Spartan: Itália, Grécia, Bulgária, Eslováquia, Lituânia, Romênia, Estados Unidos, México, Austrália, Peru, Quênia, Marrocos, Chade e Zâmbia.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO