Acidente com Hawk MK 108 da Força Aérea Real da Malásia. Um acidente envolvendo um jato de treinamento Bae Hawk Mk 108 da Força Aérea Real da Malásia (TUDM – Tentera Udara Diraja Malaysia) nesta terça-feira (16/11), causou a morte de um tripulante e deixou outro ferido. O fato aconteceu às 22h00 (horário local), durante um voo de treinamento noturno na Base Aérea de Butterworth (BWH/WMKB), noroeste do País.
O jato operado pelo Esquadrão 15 “Panther”, matrícula M40-08 (c/n 428/MT008), saiu da pista ao pousar na Base Aérea de Butterworth, vindo a parar no gramado adjacente, bastante destruído.
De acordo com as informações divulgadas pelas autoridades da Malásia, a vítima fatal foi o Capitão Mohamad Affendi Bustamy. O seu companheiro no voo, o Major Mohd Fareez, foi resgatado dos destroços do Hawk e levado ao Hospital Seberang Jaya, em Penang, onde estaria em condições estáveis.
De acordo com a Scramble Magazine, originalmente a TUDM tinha com uma dezena de Hawk Mk 108 (M40-01 à M40-10), todos operados pelo Esquadrão 15, dos quais metade havia sido perdida em acidentes.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO