Esquadrões Poker e Centauro comemoram os seus aniversários. Nesta quarta-feira (10/11), duas Unidades “irmãs” do 10º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira (FAB), sediadas na Ala 4 – Base Aérea de Santa Maria (RS), comemoram os seus aniversários. O 1º/10º GAv – Esquadrão Poker e o 3°/10° GAv – Esquadrão Centauro completam respectivamente 74 e 43 anos.
Desde 1952 o aniversário das unidades é comemorado todos os dias 10 de novembro, em alusão a data em que foi realizada a primeira missão de Reconhecimento na Força Aérea Brasileira, tornando-se um marco. Tanto que o 1º/10º GAV acabou adotando o 10 de novembro como data oficial de aniversário da unidade, ao invés do 24 de março.
1º/10º GAv – Esquadrão Poker
O 1º/10º GAv – Esquadrão Poker, foi criado no dia 24 de março de 1947 e ativado no dia 1º de abril do mesmo ano, operando inicialmente na Base Aérea de Cumbica, São Paulo. Em dezembro de 1978 o Esquadrão foi transferido para a Base Aérea de Santa Maria (RS).
Os primeiros aviões utilizados pelo 1º/10º GAv foram os Douglas A-20K dos extintos 1º e 2º Grupos de Bombardeio Leve. Com a desativação dos A-20K em 1955, o Esquadrão passou a utilizar os Beechcraft RT-11 e os North-American B-25J. Em 1969 a Unidade recebeu alguns Douglas A-26 Invader (designados B-26), e em 1976 chegaram os jatos RT-26 Xavante, versão de reconhecimento do EMB-326GB. Em 1999 recebeu os primeiros RA-1, versão de reconhecimento da aeronave de ataque AMX, aumentando consideravelmente a capacidade operacional do esquadrão.
O Esquadrão Poker como missão principal o RecTat (reconhecimento tático), bem como reconhecimento visual, fotográfico, meteorológico e estratégico, além de missões de ataque ao solo, superioridade aérea e interdição, utilizando diversos armamentos e equipamentos.
As esquadrilhas que compõem o 1º/10º GAv são identificadas pelos nomes dos quatro naipes do baralho: Poker D´Ouros, Poker de Paus, Poker de Copas e Poker de Espadas. Seu lema é: “Da Pátria, os olhos. Na guerra e na paz, Poker!”
c
O 3°/10° GAv – Esquadrão Centauro, foi criado no dia 10 de novembro de 1978 como uma Unidade de Emprego Aerotático baseadas em Santa Maria (RS). Inicialmente o novo Esquadrão operou jatos de treinamento e ataque Embraer AT-26 Xavante, oriundos do 3° e do 4° EMRA (Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque).
Em janeiro de 1980, o Centauro tornou-se uma Unidade Operacional de Caça e desde então vem cumprindo as missões de superioridade aérea, interdição e apoio aéreo aproximado.
Após quase 20 anos de utilização dos AT-26, em 15 de janeiro de 1998 chegaram os dois primeiros AMX (A-1) para o Esquadrão, colocando-o em um outro patamar de capacidade.
Até a chegada dos A-1, o 3º/10º GAV foi o responsável pela formação de líderes da Aviação de Caça, quando transferiu essa responsabilidade ao 1º/4º GAV.
Oriundo da mitologia grega, o 3°/10° GAv tem como símbolo o mítico Centauro, guerreiro metade homem, metade cavalo. Centauro empresta o seu nome para uma constelação do Hemisfério Sul, servindo para associar a unidade ao gaúcho, muitas vezes chamado de o “Centauro dos Pampas”.
As esquadrilhas do Centauro são identificadas com os nomes das três maiores estrelas da Constelação: Alpha-Centauro, Beta-Centauro e Gama-Centauro. As letras gregas indicativas e o número da aeronave dentro da esquadrilha eram aplicados na parte frontal esquerda das aeronaves.
Com o objetivo de concentrar em Santa Maria todos os A-1 do seu inventário, a FAB desativou o 1º/16º GAv Esquadrão Adelphi, de Santa Cruz (RJ), transferindo todas as suas aeronaves para os Esquadrões Poker e Centauro. Em janeiro de 2020, as aeronaves remanescentes passaram a ser compartilhadas entre ambas unidades.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO