Espanha nega interesse no F-35. Um semana após diversos veículos de mídia terem detalhado o interesse no F-35A/B, o Ministério da Defesa da Espanha informou não tem interesse algum no caça americano, e mais, que está comprometido exclusivamente com o Future Combat Air System (FCAS) que está desenvolvendo junto com França e a Alemanha.
A declaração foi feita depois que autoridades espanholas, em uma exibição de defesa em Madri, no início de novembro, disseram que o avião fabricado pela Lockheed Martin era o candidato para substituir os EAV-8B na Marinha e os EF-18M na Força Aérea espanhola, dando a entender que já havia negociações em abertas. Dados de um relatório sobre a campanha de vendas do Lockheed Martin F-35 na Europa, que incluía a Espanha, vasados a imprensa, alimentaram a especulação, inclusive com números precisos 50 aeronaves.
“O governo espanhol não tem orçamento para realizar nenhum outro projeto de jato além do que já está em andamento. Excluímos a entrada no projeto F-35. Nosso compromisso de investimento está no FCAS”, disse um porta-voz do Ministério da Defesa em 9 de novembro a Reuters.
A rejeição do F-35 veio após fortes especulações nas redes sociais e mídia especializada e não especializada, que o país estava ativamente buscando a compra. Se de fato os espanhóis não te interesse no F-35, o caso de sua possível venda tornou-se sensível para o Governo de Madrid, pois teria crido um mal estar, já que a Espanha está trabalhando para se estabelecer como um parceiro em igualdade de condições no FCAS à Alemanha e França. Duas questões ficam em aberto. O vazamento da “possível compra” foi um lobby para pressionar os parceiros a ampliar o protagonismos espanhol? E sendo, funcionou ou teria minado as aspirações de Madrid nesse sentido? E dois realmente não há interesse espanhol no F-35?
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS