Airbus e Northrop Grumman lideram estudos para futuro AWACS da OTAN. A Airbus e a Northrop Grumman vão liderar uma parceria industrial com o objetivo de realizar estudos para o desenvolvimento de uma futura substituição para 14 aeronaves Boeing E-3A Sentry do Sistema de Alerta e Controle Aéreo (AWACS) da OTAN. Anunciada em 8 de novembro, a parceria Atlantic Strategic Partnership for Advanced All-domain Resilient Operations (ASPAARO) também inclui BAE Systems (Reino Unido), Exence (Polônia), GMV Espanha), IBM (EUA), Kongsberg (Noruega), Lockheed Martin (EUA) e MDA (Canadá).
A ASPAARO fará uma proposta para realizar os estudos de redução de risco e viabilidade (RRFS) para a Agência de Aquisições e Apoio da OTAN (NSPA) como parte do programa de Vigilância e Controle Futuro da Aliança (AFSC). Esses estudos de viabilidade serão um marco importante no programa AFSC, que visa apoiar a OTAN quanto as futuras capacidades de vigilância tática, Comando e Controle (C2) da Aliança, após a atual frota do Sistema de Alerta e Controle Aerotransportado (AWACS) chegar ao fim de seu serviço vida em 2035.
“Os sistemas de vigilância e controle de ponta estão no cerne da garantia do sucesso operacional contínuo da OTAN, com o qual estamos totalmente empenhados. Nos sentimos privilegiados por apoiar este programa estratégico da OTAN, alavancando a nossa experiência e capacidades em operações multi-domínio, vigilância e inteligência. Com esta equipe estamos oferecendo o nosso compromisso de fornecer à Aliança as soluções tecnológicas mais poderosas para garantir que ela permaneça à frente nos teatros de operação” disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
A ASPAARO oferecerá um conjunto recursos que abordarão as ameaças atuais e futuras, e atenderão aos requisitos da OTAN em todos os domínios. A equipe da indústria aproveitará seus conceitos de múltiplos domínios, tecnologias avançadas e designs integrados para preparar o caminho para uma arquitetura totalmente interoperável entre as nações da Aliança, ao mesmo tempo em que impulsiona a inovação por meio de acesso, investimentos e experiência combinados.
“A ASPAARO reúne as melhores capacidades industriais em toda a comunidade da OTAN para atender às necessidades cada vez mais vitais de vigilância e comando e controle. Num ambiente de ameaças em rápida evolução, a OTAN precisa da vantagem estratégica proporcionada pela vigilância e controle avançados; A ASPAARO está empenhada em fornecer essas capacidades ao programa AFSC”, disse Tom Jones, Presidente de Sistemas Aeronáuticos da Northrop Grumman.
A decisão sobre a adjudicação do contrato para os Estudos de Viabilidade e Redução de Risco para o AFSC da OTAN está prevista para 2022.
Fonte: Airbus
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO