USAF: Kentucky ANG recebe o C-130J Super Hercules. Duas aeronaves Lockheed Martin C-130J Super Hercules forma entregues à Base Aérea da Guarda Nacional de Kentucky em Louisville, Ky no dia 6 de novembro de 2021, inaugurando uma nova era da aviação para a 123rd Airlift Wing (123rd AW). As aeronaves de transporte de última geração são as primeiras de oito que a Ala receberá nos próximos 11 meses, para substituir os oito C-130H, que foram construídos em 1992.
Os dois C-130J Super Hercules recebidos irão operar no 165th Airlift Squadron (165th AS). As aeronaves são matriculadas AF 18-5919 e AF 18-5921 e foram configuradas pelo 123rd Maintenance Group. As aeronaves foram incorporadas na Base da Guarda Aérea do Kentucky em Louisville às 9h do sábado dia 6, durante uma cerimônia de boas-vindas que marca uma nova era para a aviação local. O 165th AS é subordinado ao 123rd AW, que está sediado na Estação da Guarda Aérea das Ilhas do Canal Hueneme, Califórnia.
As seis aeronaves restantes previstas para a Kentucky ANG (165th AS), três serão provenientes do inventário existente USAF, e três estão sendo construídas especialmente para a 123th Wing pela Lockheed Martin em Marietta, Geórgia.
De acordo com o Maj. Chris Boescher, um piloto do 165th Airlift Squadron que vai voar uma das aeronaves de volta ao Kentucky, a 123rd Airlift Wing é especialmente adequada para aproveitar ao máximo as capacidades atualizadas da aeronave.
“É mais rápido, transporta mais carga e é mais econômico em termos de combustível”, disse Boescher. “Isso nos dá muito mais alcance e nos leva para a próxima geração. Nossa unidade é única com nosso Grupo de Resposta de Contingência e Esquadrão de Táticas Especiais co-localizados, além de onde estamos geograficamente e as instalações que temos. Não podemos apenas trazer o novo avião, mas temos que utilizá-lo de forma mais eficaz.”
Outro fator que deu um forte argumento para a base dos modelos J em Kentucky é a reputação da unidade, disse o Tenente-Coronel Randall Hood, subcomandante do 123rd Operations Group.
“Não há dúvida de que somos uma das principais unidades de transporte aéreo de toda a Força Aérea”, disse Hood. “A Guarda Aérea Nacional de Kentucky está sempre liderando o caminho. Estamos sempre lá para ser voluntários, para ajudar e sempre na luta. Onde quer que vamos, temos uma reputação de excelência, e por isso, eles sabem do que somos capazes”.
Entre as marcas da unidade aplicadas à aeronave está o emblema da Guarda Nacional Aérea, a bandeira dos Estados Unidos, um decalque denotando os 19 prêmios destacando o 123rd Airlift Wing. Antes da conversão para o modelo “J”, a unidade voou com o C-130H por quase 30 anos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS