• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Exército Brasileiro encerra Operação Carcará XVI

5 de novembro de 2021
Exército Brasileiro encerra Operação Carcará XVI (Fotos: CMNE/EB).

Exército Brasileiro encerra Operação Carcará XVI. Como parte integrante da Operação Guararapes, exercício de adestramento em operações militares no amplo espectro, coordenado pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) finalizou, no dia 29 de outubro, a 16ª edição da Operação Carcará. A atividade foi um exercício de adestramento da tropa em operações de defesa da Pátria no nível unidade, que compôs a 3ª fase do ciclo de prontidão da Força de Prontidão (FORPRON) da brigada, nos municípios de Correntes, Garanhuns e Petrolina, em Pernambuco, e no município de Sobradinho, na Bahia.

A Operação Carcará XVI iniciou com a verificação do apronto operacional da Força-Tarefa (FT) Guararapes e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o Comandante de Operações Terrestres, o Comandante Militar do Nordeste e o Comandante da 7ª Divisão de Exército. A FT Guararapes foi composta por todas as tropas da 10ª Bda Inf Mtz dos estados de Alagoas e Pernambuco. Após o apronto operacional, a tropa seguiu para as suas zonas de reunião, de onde realizaram operações ofensivas nas cidades de Correntes e Palmeirina, uma ação cívico-social, no município de Correntes, e uma operação de transposição de cursos d’água, com os meios da 10ª Companhia de Engenharia de Combate, na região de Fazenda Cajueiro, zona rural de Garanhuns.

Exército Brasileiro encerra Operação Carcará XVI (Fotos: CMNE/EB).

Participou da Operação Carcará a FT Santos Dumont, formada por tropas da Brigada de Infantaria Pára-quedista. Essas tropas realizaram uma operação de segurança de instalação estratégica da Usina Hidrelétrica de Sobradinho por meio de um assalto aeroterrestre, e, na sequência, com o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz), operações de junção e substituição naquela região.

Os helicópteros HA-1 Fennec, do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), e HM-1 Pantera, do 2º BAvEx, apoiaram as ações de infiltração e exfiltração aeromóvel durante as operações ofensivas da brigada. O 3º Centro de Geoinformação (3º CGEO) participou com a cobertura de fotos e vídeos de todas as fases do exercício por meio do emprego de drone. Ao todo, participaram da operação mais de 1.400 militares e foram empregados mais de 220 veículos militares.

Ao fim das operações no terreno, o Comando da 10ª Bda Inf Mtz reuniu os comandantes das organizações militares e seus respectivos estados-maiores no auditório do 71º BI Mtz para apresentar sua análise pós-ação. Nesse evento, que compõe o ciclo de toda instrução militar e marca o término da Operação Carcará XVI, foram apresentados aos participantes os pontos fortes observados, as boas práticas empregadas, as necessidades de ajustes da doutrina militar empregada e as oportunidades de melhoria.

Ainda como parte da Operação Guararapes, a 10ª Brigada segue, no período de 3 a 5 de novembro, com a realização da Operação Alagoas II, exercício de adestramento em operações de ajuda humanitária e de apoio à Defesa Civil, que ocorrerá na cidade de Maceió (AL).

Fonte: Exército Brasileiro

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login