USN lança sua visão do seu futuro F/A-XX. A US Navy forneceu novos detalhes sobre sua visão para um futuro caça de ataque F/A-XX, que visa substituir o Boeing F/A-18E/F Super Hornet a partir da década de 2030, bem como uma nova arte que representa um design teórico.
A Marinha afirma que deseja que esses aviões voem mais longe e mais rápido do que o atual Super Hornet, tenham melhores capacidades em termos de sensores e sejam capazes de empregar futuras armas de longo alcance.
Ela também espera que o F/A-XX atue como um “marechal de campo” para grupos de drones de ataque (enxames), sendo equipados com conjuntos de sistemas de guerra eletrônica, configurados como “nós” (hubs) de comando e controle e assim por diante.
Novos detalhes e arte relacionados ao programa F/A-XX, entre outras coisas, estão contidos em um documento não classificado intitulado “Visão da Aviação da Marinha, 2030-2035”, divulgado esta semana. O F/A-XX remonta a pelo menos ao ano de 2012 e agora faz parte do esforço mais amplo da Marinha para o Domínio Aéreo da Próxima Geração (NGAD – Next Generation Air Dominance).
A nova arte do F/A-XX, mostrando apenas uma visão de cima para baixo, mostra um design com uma asa em delta larga, planos frontais canard e o que parece ser tailplanes (lemes) semelhantes aos encontrados no caça stealth YF-23 da Northrop.
Em qualquer caso, não há indicação de este design esteja em desenvolvimento ativo e que ele seja apenas um conceito, que não parece ter características furtivas. Além do mais é improvável que a Marinha revele um projeto avançado de aeronave real em desenvolvimento num documento não classificado.
Fonte: Navair
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS