USMC desativa Esquadrão Harrier VMAT-203. A Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais (MCAS) de Cherry Point, na Carolina do Norte, EUA, está encerrando uma história de quase 40 anos, com o descomissionamento dos AV-8B Harrier II, e a chegada dos novos F-35B Lightning II.
Em 29 de outubro, o Esquadrão de Treinamento de Ataque da Marinha (VMAT) 203 Hawks (‘KD-xx’) realizou uma cerimônia conhecida como “Sundown” (Pôr-do-sol), no seu hangar na MCAS Cherry Point, marcando o fim das suas operações com os clássicos jatos de pouso e decolagem curto/vertical (SVTOL), de origem britânica e produzidos sob licença na América pela McDonnell Douglas.
Criada em 1947 como VMT-1, a unidade foi equipada com o TF-9J Cougar e o T-33 Shooting Star, para missões de treinamentos. A partir de julho de 1967, a VMT-1 começou a receber os primeiros A-4M e TA-4J Skyhawk. Em maio de 1972, o esquadrão foi redesignado VMAT-203, e pouco depois recebeu os primeiros AV-8A/C Harrier.
A partir de dezembro de 1983 chegaram os primeiros AV-8B Harrier II, quando o VMAT-203 foi designado para treinamento de pilotos e pessoal técnico de Harrier. Nos últimos três anos, o Esquadrão treinou 53 pilotos Harrier, tendo voado mais de 12.000 horas.
O VMAT-203 fará a transição para um Destacamento de Substituição de Frota, atribuído ao Esquadrão de Ataque de Fuzileiros Navais (VMA) 223 Bulldogs (‘WP-xx’), e continuará treinando pilotos do USMC até que o Harrier seja totalmente desativado.
De acordo com o banco de dados da Scramble Magazine, a frota dos Hawks estaria composta pelos seguintes AV-8B/TAV-8B:
Fonte: ABC 15 News
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO