China teria convertido caças desativados Shenyang J-6 em drones. A Força Aérea do Exército de Libertação do Povo da China (PLAAF) recentemente divulgou imagens de caças desativados, supostamente convertidos em drones militares. Os jatos aparecerem em fotografias em duas de bases aéreas na costa leste do país.
O Comando do Teatro do Leste do Exército de Libertação do Povo chinês (PLA), publicou nas suas redes sociais, fotos de dois Shenyang J-6 em uma cerimônia que marcou o início de um exercício em uma brigada do PLA. As fotos não permitem a identificação do local, uma vez que um banner alusivo à ocasião foi alterado digitalmente para mascarar a identidade da Unidade Militar, assim como as matrículas dos J-6, que foram propositalmente desfocadas.
A partir das matrículas dos jatos, seriam possível identificar as unidades que essas aeronaves estariam atribuídas. Cobrir essas marcas, sugere que esses J-6 estariam em serviço ativo, inclusive é possível notar a existência de três hardpoints sob a asa.
O Shenyang J-6 (código OTAN: “Farmer”) é uma cópia chinesa do caça interceptor soviético Mikoyan-Gurevich MiG-19, cuja versão tripulada foi oficialmente aposentada pela PLAAF em 2010. Naquele momento eles foram considerados ultrapassados diante as necessidades das forças armadas chinesas.
Desde a desativação, vários J-6 foram vistos em imagens de satélites nas bases aéreas de Liancheng, província de Fujian, e Yangtang-li (também conhecida como Xingning), na vizinha província de Guangdong. Ambas bases são localizadas na costa leste da China, de frente para Taiwan.
Em 2013 surgiram os primeiros relatos de que a China havia convertido diversos J-6 em veículos aéreos de combate não tripulados (UCAV). Para aproveitar a grande quantidade de células disponíveis, eles seriam utilizados como “iscas” para contra as defesas aéreas inimigas, ou em missões de ataques.
O Site Defense News recebeu da empresa Planet Labs, uma imagem de satélite de Liancheng, capturada em 15 de setembro deste ano. A fotografia mostra cerca de 50 J-6, sendo que nove estavam estacionados ao lado da pista da base aérea.
Não estão disponíveis imagens atualizadas de Xingning, no entanto, uma fotografia de abril de 2020 mostra cerca de 29 J-6 estacionados na base. Imagens mais antigas disponibilizadas pelo Google Earth, mostram aeronaves taxiando em março de 2013, outubro de 2014 e em dezembro de 2018. Outras imagens de satélites capturadas ao longo dos anos, mostram os caças em diferentes áreas das bases, sugerindo que essas aeronaves não estariam desativadas.
A distante entre Liancheng e Xingning e Taiwan é de cerca de 500 km, colocando a ilha ao alcance dos J-6. A China ainda não reconhece oficialmente a existência desses drones baseados nos caças J-6.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO