F-15EX passa pelo 1º teste operacional em Nellis. Os dois primeiros Boeing F-15EX passaram por sua primeira missão de teste operacional, operando ao lado de aeronaves F-15C e F-15E na Nellis AFB, entre os dias 18 a 25 de outubro. A USAF recebeu os dois primeiros F-15EX em março e abril de 2021. Eles foram matriculados AF 20-0001 e 20-0002, ambos do 40th Flight Test Squadron (40th FTS) vinculados a 53rd Wing.
“Nunca fizemos testes operacionais completos e em grande escala com o F-15EX, porque ele só está nas mãos da USAF há seis meses”, disse o Tenente Coronel Kenneth Juhl, Centro de Avaliação e Teste Operacional da USAF.
Em Nellis, o AFOTEC Detachment 6 está liderando o teste operacional inicial e a avaliação do F-15EX junto com a unidade de AFB Eglin e as unidades da Guarda Nacional do Oregon e Flórida que participara da missão. O F-15EX já havia passado por uma série de testes de desenvolvimento para garantir que a aeronave cumpra as especificações de construção e padrões de segurança exigidos. Também conduziu missões operacionais como parte da Northern Edge no Alasca, em maio deste ano.
“O foco principal aqui é fornecer o impulso inicial para realmente avaliar a plataforma de uma perspectiva de ponta a ponta com a adição de um ambiente de ameaça robusto que temos aqui na Nellis. Dessa forma, quando escrevemos nossos relatórios de teste iniciais, estamos dando uma olhada precisa para a Força Aérea e a Guarda Nacional do que a plataforma é capaz quando entrar em campo”, disse Colton Myers, Gerente de Projeto de Teste do F-15EX.
Um dos grandes objetivos dos testes em Nellis foi mostrar as diferenças entre os modelos EX e C. Uma das melhorias do “EX” em comparação com o modelo “C”, é seu sistema de controle de voo digital, que controla os comandos tipo fly-by-wire. No F-15C os controles são hidromecânicos e totalmente controlada pelo piloto.
Além de testar a aeronave operacionalmente, o evento de duas semanas também envolveu o Passive Active Warning Survivability System (EPAWS) do novo Eagle.
“O sistema EPAWS é a próxima geração de sistemas de ataque eletrônico avançado, que, com sorte, será implementando em um futuro relativamente próximo. Isso nos dará a capacidade de entrar em situações onde há áreas de espaço aéreo negado, onde podemos voar e nos autoproteger”, – Maj. Kevin Hand, Ploto de Teste de F-15EX
Nellis é o melhor lugar para fazer os testes operacionais porque oferece o melhor alcance de treinamento ar-ar e superfície-ar e fornece os dados com a maior fidelidade, que mostram de fato como os sistemas funcionaram.
“Muitas vezes, vamos lá como pilotos e achamos que o avião funciona como deveria, mas nos bastidores, investigamos um pouco da instrumentação e não era exatamente o que lembrávamos. De vez em quando, precisamos que o pessoal da instrumentação nos ajude a saber o que realmente está acontecendo. O complexo de alcance do Nellis oferece a capacidade de não apenas fazer um feedback instantâneo de como os aviões se saíram, mas também extrair os dados para podermos analisá-los detalhadamente, para termos a certeza de que era isso que estava acontecendo, ou melhor ainda, ser capazes de encontrar os problemas que tínhamos e usar esses dados para encontrar as correções e implementá-las o mais rápido possível ”, Lt. Col. Kenneth Juhl, Air Force Operational Test and Evaluation Center F-15 teste.
Após os testes os aviões retornaram a Eglin AFB na Florida para continuar os testes de desenvolvimento junto ao 40th TFS. Eles retornarão a Nellis, para participar de exercícios como o Red Flag. A USAF planeja adquirir 144 novos F-15EX Eagle II.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS