Bell finaliza o 1º AH-1Z Viper de Bahrein. Bell Textron Inc concluiu e entregou o primeiro helicóptero de ataque AH-1Z Viper da Força Aérea Real do Bahrein (RBAF – Royal Bahrein Air Force) ao Naval Air Systems Command da US Navy, como parte do contrato de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) 2019. O primeiro AH-1Z da RBAF será entregue ao Reino do Bahrein no início de 2022.
A Força Aérea Real do Bahrein vai receber 12 helicópteros de ataque AH-1Z, sob um acordo feito via FMS, aprovado em abril de 2018 e assinado em 7 de fevereiro de 2019 por US$ 240 milhões com a Bell Helicopter Textron Inc., Fort Worth (TX).
O helicóptero, matriculado RBAF 2200, será preparado para embarque pela Defense Contract Management Agency (DCMA), antes de ser transportado para Bahrein em 2022. Esta aeronave havia feito sei primeiro voo em 27de setembro deste ano, como noticiamos aqui.
O AH-1Z Viper, também chamado de “Zulu Cobra”, é um helicóptero de ataque bimotor. Baseado no AH-1W Super Cobra, o Viper apresenta um sistema de rotor principal sem rolamentos de quatro lâminas, um trem de força aprimorado e um novo sistema de mira. Suas duas asas redesenhadas são mais longas, cada uma adicionando uma estação de ponta de asa para um míssil como o AIM-9 Sidewinder. Cada asa tem duas outras estações para foguetes Hydra 70 de 70 mm, ou lançadores quádruplos de mísseis AGM-114 Hellfire.
“Esta é uma conquista extraordinária do Programa H-1 e aproxima a Força Aérea Real do Bahrain das capacidades avançadas do AH-1Z“, disse Mike Deslatte, vice-presidente e diretor do programa do Bell H-1. “O Viper proporcionará benefícios significativos às Forças de Defesa do Bahrein na modernização de sua frota de helicópteros de ataque”, completou Deslatte.
Fonte: Bell
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS