USAF solicitou à Boeing estudos sobre o E-7A Wedgetail. A USAF deu o primeiro passo para uma futura aquisição do Boeing E-7A Wedgetail de controle e alerta aerotransportado, em substituição dos envelhecidos E-3 Sentry de Sistema de Alerta e Controle Aerotransportado (AWACS).
Em 20 de outubro, a USAF emitiu uma solicitação à Boeing de um estudo e análises para determinar a configuração e o trabalho necessário para tornar o E-7A compatível com os padrões da Força Aérea.
Durante a conferência AFA’s Air, Space & Cyber (ASC21), realizada em setembro, os principais líderes da USAF disseram que pretendiam substituir o E-3 pelo Wedgetail, principalmente devido ao menor custo operacional. O General Mark D. Kelly, Comandante do Air Combat Command, disse aos repórteres que manter aeronaves “baseadas no 707”, como o E-3, não é mais viável. “Não haverá problemas significativos para tornar o E-7 compatível com as necessidades da USAF, especialmente porque ele foi projetado e desenvolvido nos Estados Unidos”, disse o General Kelly.
Comentando sobre os problemas operacionais e de manutenção dos antigos Sentry, Kelly disse que “há uma razão pela qual nenhuma companhia aérea no mundo voa o 707. Porque é preciso um milagre todos os dias, apenas para colocá-lo no ar”.
A USAF opera o E-3 AWACS desde 1977 e, desde então, a OTAN, o Reino Unido, a França e a Arábia Saudita adquiriram seus próprios exemplares. O Japão opera um sistema semelhante, instalado em aeronaves baseadas na fuselagem do 767. O último E-3 foi construído em 1992. A aeronave é usada para fornecer detecção de longo alcance, rastreamento e identificação de ameaças aerotransportadas, bem como comando e controle de caças aliados, direcionando-os para a interceptação de aeronaves hostis.
O General Charles Q. Brown Jr., Comandante do Estado-Maior da USAF, falando no ASC21, disse que o E-7 oferece “uma opção para obter a capacidade muito mais rápido do que se começássemos um novo do zero.” Ele chamou o E-7 de “uma boa plataforma” que voou em duas oportunidades, enquanto era Comandante das USAF no Pacífico (PACAF).
Brown sugeriu que o financiamento para o E-7 poderia aparecer no orçamento fiscal de 2023, mas a USAF não divulgou planos orçamentários “out-year” no orçamento 2022, agora tramitando no Congresso. Nos últimos anos, a USAF usou dispositivos de “aquisição rápida” concedidos pelo Congresso, para iniciar vários esforços de prototipagem, e para a aquisição dos F-15EX.
Baseado na fuselagem do Boeing 737, o Wedgetail é equipado com uma antena fixa, em forma de lâmina, em vez de um radome giratório como no E-3 Sentry. O E-7A Wedgetail foi desenvolvido a partir de 1999 a pedido da Força Aérea Real Australiana, que opera essas aeronaves desde 2009. O Reino Unido, a Coréia do Sul e a Turquia também adquiriram o Wedgetail.
O General Kenneth S. Wislbach, atual comandante do PACAF, observou que o Wedgetail é “uma capacidade comprovada” e que está impressionado com seu desempenho.
O governo quer avaliar as informações sobre as fontes de manufatura, engenharia de sistemas, cibersegurança, aeronavegabilidade, dados de testes, alocação de espectro, sistemas de missão aberta e M-code GPS. A Boeing foi designada como o único fornecedor potencial deste sistema.
“O Documento de Requisitos de Prototipagem Rápida de Aeronaves [RPRD] chamou especificamente o E-7A, determinando que este é um requisito de fonte única”, disse o governo.
A USAF havia planejado substituir o E-3 por um sistema “distribuído”, semelhante ao que está buscando com o Advanced Battle Management System substituindo o E-8 Joint STARS, mas nada nesse sentido foi concluído desde a atualização do Sentry Block 40/45 em 2020. Brown, entretanto, disse na conferência da AFA que o objetivo final é ter uma capacidade “que possa ser defensável” e sugeriu que um sistema baseado no espaço poderia ser uma solução.
Atualmente a frota E-3 AWACS da USAF está composta por 31 aeronaves, mas nenhuma declaração foi divulgada sobre a quantidade planejada de uma eventual aquisição de E-7 Wedgetail.
Há uma certa urgência em adquirir o Wedgetail, uma vez que a Boeing planeja encerrar em 2025 a produção dos Boeing 737 NG (Next-Generation), no qual o E-7 é baseado. O Wedgetail tem muito em comum com a aeronave de patrulha marítima P-8 Poseidon.
Fonte: Air Force Magazine
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO