Exercício Multinacional VOLFA 2021. O Exercício VOLFA desde 2014 é realizado anualmente na Base Aérienne 118 Mont-de-Marsan, na França. Durante duas semanas, forças aéreas de países aliados e parceiros se reúnem para um treinamento conjunto entre membros da OTAN.
O VOLFA 2021 foi realizado entre 27 de setembro e 15 de outubro, e contou com a participação das forças aéreas da França, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Suíça e Reino Unido.
O objetivo do Exercício Conjunto é preparar os envolvidos, tripulações e operadores de defesa aérea, em operações diurnas e noturnas. Foram realizadas cerca de 30 missões, que permitiram aos Aliados praticar a interoperabilidade das operações mais complexas, incluindo superioridade aérea, reconhecimento e apoio aéreo aproximado. Este último foi realizado em estreita coordenação com os Controladores de Ataque Terminal Conjunto (JTAC), que estavam integrados às forças terrestres, fornecendo apoio aéreo aos comandantes terrestres.
O cenário do exercício é um combate entre Grayland, representada pelos aliados, e Redland representada pelos inimigos. O conflito simulado se inicia após seis meses de tensões em Grayland, que de acordo com a resolução 1805 da Organização das Nações Unidas (ONU), a França é designada para lançar a Operação VOLFA. O objetivo é proteger a população civil contra as forças armadas de Marko Ramius, presidente da Redland.
As operações aéreas da aviação de caça são conduzidas principalmente a partir da BA118 Mont-de-Marsan, e da BA120 Cazaux para helicópteros e aeronaves de transporte. O grande número de missões realizadas exige controle estrito dos planejadores e dos comandantes da missão.
“Em relação às edições anteriores, a novidade é a consistência e continuidade ao longo do exercício. Colocar as nossas tripulações em situações muito realistas, sendo que a cada dia [do exercício] o cenário estabelecido evolui de acordo com o que conquistamos”, disse o Coronel Gilles, Comandante do Exercício.
A França participou com caças Rafale do EC02.030 Normandie-Niemen e EC03.030 Lorraine, Mirage 2000-5 da EC01.002 Cigognes, Mirage 2000D da EC003, MQ-9 da ED02.003, vários aviões de transportades e helicópteros. O Canadá levou três helicópteros CH-146 Grifon e um C-130J-30 Super Hercules. A Alemanha participou com EF2000 Typhoons de TLG71.
Abaixo algumas aeronaves vistas participando da VOLFA 2021, pelos integrantes do site francês Delta Reflex:
Armeé de l’Air et de l’Espace
Luftwaffe
Royal Canadian Air Force
Outros participantes
Fonte: Scramble Magazine
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO