Terceiro Do228NG para a Marinha de Bangladesh. A Marinha de Bangladesh (BN) está prestes a receber um novo turboélice Do228NG de patrulha marítima, fabricado pela empresa alemã General Atomics AeroTec Systems (GA-ATS), em Oberpfaffenhofen, na Baviera.
A nova aeronave foi vista em 12 de outubro, no Aeroporto de Oberpfaffenhofen (OBF/EDMO), durante teste de motores. Apesar de ostentar provisoriamente a matrícula de testes civil alemã D-CAEO (c/n 8322), o bimotor estava com a pintura completa da BN, inclusive a futura matrícula militar 314-03/S3-VHS. No dia 19/10, este Do228NG realizou o seu voo de experiências na área de testes de Oberpfaffenhofen, utilizando o código de chamada “Dornier 211”.
Este é o terceiro Do228-212NG da Marinha de Bangladesh, que irá se reunir com outros dois já em serviço na Base Aérea de Zahurul Haque, sudeste do País. Ele faz parte de um pedido original de três aeronaves, sendo que o 314-01/S3-VHQ (c/n 8306) e o 314-02/S3-VHR (c/n 8307) foram entregues em maio e outubro de 2013, respectivamente.
O Dornier 228 é um turboélice STOL (decolagem e pouso curtos) projetado e produzido entre 1981 e 1998, pela Dornier GmbH (posteriormenmte DASA Dornier e Fairchild-Dornier). Em 1983 a indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) adquiriu uma licença e fabricou cerca de 125 aeronaves em Kanpur, Uttar Pradesh, na Índia. Em 2003 o grupo suíço RUAG adquiriu a licença de produção do Dornier 228, lançando em 2009 a versão “NG” (New Generation). O Do228NG aproveita a mesma fuselagem da versão inicial, com tecnologia e desempenho aprimorados, incluindo novos motores como hélices de cinco pás, glasscockpit e maior alcance. Em 2020, a RUAG Aviation foi adquirida pelo grupo General Atomics Europe, formando a empresa General Atomics AeroTec Systems GmbH (ATS).
@FFO