• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB realiza primeiro enlace de dados com o Link BR2

19 de outubro de 2021
FAB realiza primeiro enlace de dados com Link BR2. Primeiro F-5EM com sistema link BR2 foi o FAB 4862 do 1º/14º GAV (Foto: Leandro Casella).
Primeiro F-5EM com sistema link BR2 foi o FAB 4862 do 1º/14º GAV (Foto: Leandro Casella).

FAB realiza primeiro enlace de dados com o Link BR2. Os voos foram realizados durante a execução da Operação Íris, como foi denominada a segunda fase de ensaios de desenvolvimento do projeto do sistema de datalink brasileiro.

O primeiro enlace de dados entre duas aeronaves Northrop F-5EM (FAB 4829 e 4862) utilizando o Sistema Link-BR2, foi realizado no dia 13 de outubro, no 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (1°/14° GAV) – Esquadrão Pampa, da Base Aérea de Canoas (Ala 3).

Os F-5EM FAB  4829 e 4862 do 1º/14º GAV durante o histórico voo de 13 de outubro (Foto: Sargento Jéssica/COPAC).
Os F-5EM FAB 4829 e 4862 do 1º/14º GAV durante o histórico voo de 13 de outubro (Foto: Sargento Jéssica/COPAC).

A campanha teve o objetivo de realizar ensaios de comunicação de dados entre duas aeronaves de caça F-5M e contou com a participação de diversas Organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) como Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Ala 3, Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC), Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), 1º/14º GAV, além da AEL Sistemas, Empresa desenvolvedora do sistema.

O F-5EM FAB 4862 em um dos voos de ensaio em fins de 2020 (Foto: Leandro Casella).
O F-5EM FAB 4862 em um dos voos de ensaio em fins de 2020 (Foto: Leandro Casella).

Em aproveitamento ao cenário de testes montado para a Operação, foram compartilhadas informações táticas, além de trocas de dados entre a estação de comando e controle em solo e as aeronaves F-5M, capacidade que cria grande expectativa operacional ao permitir o compartilhamento do cenário visualizado pelos Centros de Operações Militares que controlam as aeronaves de caça.

Detalhe da principal antena do Link BR-2 (2ª à direita) – Foto: Leandro Casella.

O sistema inclui o equipamento de enlace de dados, instalado no compartimento eletrônico do nariz (lado direito) e quatro antenas – uma sobre o nariz entre o canhão e os sistemas eletrônicos; outra na parte inferior do nariz (ambas diminutas); uma no dorso, em forma de lâmina idêntica a primeira (VHF) e uma quarta logo a frente do pilone do central. O mesmo sistema será aplicado no novo caça da FAB, o F-39 Gripen, e, de forma estratégica, nas demais aeronaves operacionais. Os primeiros ensaios começaram em fins de novembro de 2020, como havíamos antecipado aqui.

“O Link-BR2 é um sistema bastante complexo e a realização dessa Campanha, por todas as capacidades que foram ensaiadas, é a comprovação de que o desenvolvimento do Projeto está atingindo a maturidade para o efetivo emprego operacional”, disse o Gerente do Projeto na COPAC, Coronel Aviador Renato Leal Leite.

FAB realiza primeiro enlace de dados com o Link BR2 (Foto: Sargento Jéssica/COPAC).
FAB realiza primeiro enlace de dados com o Link BR2 (Foto: Sargento Jéssica/COPAC).

O piloto de provas envolvido na Campanha, Coronel Aviador George Luiz Guedes de Oliveira, comentou sobre a eficácia do sistema. “O Link-BR2 é muito importante porque permite, não só para o piloto, mas para toda Força Aérea, uma consciência situacional bem amplificada, aumenta a capacidade de tomar melhores decisões, facilita o emprego de armamento, a comunicação com o controlador, e reduz a carga de trabalho da missão. Considerando um cenário em que é necessário proteger o país de uma ameaça, o Link-BR2 possibilita a classificação, a fim de determinar a hostilidade de aeronaves, por exemplo, além de ser uma ferramenta utilizada pelos países que possuem suas Forças Nacionais de Defesa desenvolvidas. Ter um Link de dados brasileiro é um passo significativo para a evolução das Forças Armadas.”, comentou.

FAB realiza primeiro enlace de dados com o Link BR2 (Foto: Sargento Jéssica/COPAC).
FAB realiza primeiro enlace de dados com o Link BR2 (Foto: Sargento Jéssica/COPAC).

O sistema passou por fases de definição de design e desenvolvimento, as quais culminam em uma campanha de ensaios em voos, com o objetivo de avaliar o produto desenvolvido no ambiente de voo real. O Coronel Aviador R1 Fernando Mauro Medardoni, Especialista de Suporte Operacional, da AEL Sistemas, comentou sobre o que se pode esperar das próximas campanhas. “Nas próximas campanhas precisamos exercitar, testar e avaliar todo o leque de aplicações que a própria Força Aérea escreveu como requisitos e que são necessários para aumentar sua capacidade e eficácia na execução das operações aéreas”, completou.

Além da COPAC, o Projeto Link-BR2 conta com as gerências temáticas do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE); do Comando-Geral de Apoio (COMGAP); do Comando de Preparo (COMPREP); do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER); do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA); e do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER).

Fonte: COPAC – Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Major Oliveira Lima

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login