USAF desativa Esquadrão de EC-130H Compass Call do Oriente Médio. No final do mês de setembro, a USAF desativou o 41st Expeditionary Electronic Combat Squadron (41st EECS), sediado a quase duas décadas na 380th Expeditionary Air Wing, na Base Aérea de Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos. Equipado com aeronaves de guerra eletrônica, EC-130H Compass Call, o Esquadrão atuou ativamente no combate ao terrorismo na região.
Esta movimentação é consequência da saída dos Estados Unidos do Afeganistão, e a redução das ações contra-terroristas na região. Agora as equipagens do 41st EECS retornam para o 41st Electronic Combat Squadron, na Base Aérea Davis-Monthan, Arizona.
Logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, os EC-130H foram enviados para o Oriente Médio, com objetivo de se unir na caçada aos líderes do Talibã. Desde então, eles voaram cerca de 14.750 surtidas, permanecendo em voo por mais de 90.000 horas.
Os quadrimotores C-130H Compass Call foram desenvolvidos com equipamentos e softwares capazes de monitorar, interferir e/ou bloquear uma ampla gama de transmissões de voz, dados e radares dos inimigos. Além disto, eles atuam como posto de comando e controle para as suas tropas em terra.
Uma tripulação básica do EC-130H é composta por cerca de 12 militares, sendo dois pilotos, um navegador, um engenheiro de voo, um comandante de missão, um técnico de manutenção, um analista de sinais e vários especialistas em comunicação e criptografia.
No início da Operação Iraqi Freedom, em 2003, um destacamento do Exército Iraquiano foi deslocado para a região da Península de Al Faw, onde seus comandantes aguardaram por ordens de ataque aos campos de petróleo, que seriam transmitidas pelo alto comando. Coube aos militares do 41st EECS com seus EC-130H interromper as comunicações, fazendo que essas mensagens nunca chegassem aos soldados de Saddam Hussein.
Durante a operação de evacuação de Cabul, em agosto, os EC-130H Compass Call permaneceram voando sobre a região, garantindo a integridade das linhas de comunicação das tropas americanas. Embora o 41º EECS não mantenha mais uma presença permanente nos Emirados Árabes Unidos, eles poderão ser implantados de acordo com as necessidades do Central Command (CENTCOM).
Com uma frota original de 14 Lockheed EC-130H Compass Call, e uma idade média de 40 anos, o 41st ECS está iniciando processo de substituição dessas aeronaves. Cinco deles já foram desativados. O futuro será os modernos jatos EC-37B, atualmente em desenvolvimento, e que deverão ser entregues em 2023. Saiba mais detalhes sobre este novo vetor acessando aqui.
Fonte: USAF
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO