Israel pede para acelerar as entregas dos KC-46A. A Israeli Air Force – IAF (Heyl Ha’Avir) solicitou a USAF a possibilidade de adiantar a entrega de quatro dos oito Boeing KC-46A Pegasus, encomendados este ano, com dois deles sendo entregues imediatamente. Em março passado, o Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou a venda para Israel de até oito KC-46A e equipamentos relacionados por US$ 2,4 bilhões.
Israel deveria receber dois primeiros KC-46A fabricados pela Boeing até o final de 2023 e, durante a última visita do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a Washington, propôs que dois dos oito petroleiros fossem entregues no próximo ano. Mas agora, de acordo com fontes do Ministério da Defesa de Israel, a IAF solicitou que o fornecimento seja acelerado com dois entregues o mais rápido possível e os demais em até dois anos.
O contrato final ainda não tenha sido assinado. O ministério da defesa israelense explicou que a negociação ainda estão em andamento, pois há “muitos detalhes relacionados com o pedido que ainda precisam ser concluído antes de ser assinado”. Segundo o jornal Jerusalem Post, uma das razões para o atraso na assinatura do contrato é que, embora a IAF tenha inicialmente solicitado a entrega de dois KC-46A originalmente destinados à USAF, atualmente as negociações giram em torno de obter quatro reabastecedores ao invés de dois.
Os KC-46 substituirão os KC-707 Re’em, cuja atual frota do 120 Sqn gira em torno de nove aeronaves, das quais não se sabe de fato quantas estão operacionais. Os Re’em são aeronaves civis Boeing 707-300 convertidos para a missão de reabastecimento em voo. Um dos indicativos da aceleração do recebimento dos KC-46A é justamente o estado da frota de KC-707, que poderá parrar antes da chegada prevista do novos reabastecedores. Isto poderia comprometer a capacidade operacional da IAF.
Em novembro, o diretor-geral do Ministério da Defesa, Amir Eshel, alertou que o adiamento contínuo do acordo mina a segurança de Israel. Ele culpou a falta de orçamento como um grande obstáculo para seu progresso. As IDF precisam “urgentemente” de novas plataformas aéreas, disse o ex-comandante da Força Aérea Israelense, referindo-se à frota israelense de KC-707 Re’em e helicópteros de carga pesada CH-53 Ya’sur que têm quase 50 anos, além do envelhecimento da frota de caças.
“Não há país no mundo que voe com plataformas tão antigas. Pilotar um avião de reabastecimento ou helicóptero com mais de 50 soldados dentro não é trivial. Nossas necessidades operacionais e de segurança são primordiais!”.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS