Tejas é oferecido para a Austrália. Desde que fechou um acordo em janeiro deste ano para fabricar 83 caças LCA Tejas para a Força Aérea Indiana (IAF), a HAL está confiante sobre as perspectivas da sua aeronave no mercado de exportação. Com isto, ela tem ofertado a aeronave a outros mercados. Em um relatório divulgado em agosto, a empresa mencionou que ofereceu o LCA na configuração Lead-in Fighter Training (LIFT) ao Departamento de Defesa australiano em julho de 2020.
Além da Austrália, o documento assinado pelo presidente da HAL, R. Madhavan, confirma ofertas a Malásia e aos Estados Unidos. Na Malásia o Tejas Mk1A concorre com “boas chances” de conseguir o contrato para 18 calas leves para a Royal Malaysian Air Force (RMAF), concorrendo com fabricantes dos Coreia do Sul (F/A-50), China (JF-17), Rússia (Yak-130), Itália (M-346) e Suécia (Gripen E).
Já nos Estados Unidos, a HAL ofereceu uma variante LCA LIFT da versão LCA Tejas naval à Marinha dos Estados Unidos em julho de 2020, como substituto dos T45C Goshawk. O T-45 é uma variante do treinador BAE Hawk, que foi desenvolvido especificamente para operar em porta-aviões da US Navy.
O HAL Tejas está concorrendo com o Boeing T-7A, KAI T-50 e Leonardo M-346 estão competindo no programa Undergraduate Jet Training System (UJTS) para substituir o T-45C na Marinha dos EUA. Especialistas americanos disseram que a variante LIFT do Tejas não tem uma chance realista de ganhar o contrato da US Navy, face em grande parte a maturidade do projeto que está abaixo, principalmente do T-50 e M-346..
Exigência australiana
A Royal Australian Air Force(RAAF) opera atualmente uma frota de 30 BAE Hawk Mk-127. O Hawk MK-127 é uma variante do treinador Hawk equipado com sistemas e aviônicos avançados para torná-lo adequado para a função LIFT e, assim, fazer a transição para a aviação de caça de 1ª linha. A RAAF começou a introduzir o Hawk Mk-127 em 2001. Em agosto do ano passado, a RAAF emitiu um pedido de informações de empresas para o fornecimento de uma nova aeronave para substituir o Hawk Mk-127.
A Boeing ofereceu seu treinador T-7A Red Hawk. A italiana Leonardo ofertou seu treinador M-346, enquanto a Korea Aerospace Industries vai concorrer com T-50, que foi desenvolvido em conjunto com a assistência da Lockheed Martin. O T-50 e o M-346 podem cumprir as funções de instrutor de jato e LIFT. O T-7A, T-50 e o Tejas compartilham algo em comum: o motor GE F404.
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