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Força Aérea Holandesa desativou o último McDonnell Douglas KDC-10

7 de outubro de 2021
O T-235 no flyover sobre o Aeroporto Internacional de Amsterdam-Schiphol hoje (Foto: Ruben Damman / Schiphol Spotters).

Força Aérea Holandesa desativou o último McDonnell Douglas KDC-10. A Força Aérea Real Holandesa (KLu – Koninklijke Luchtmacht) realizou a cerimônia de aposentadoria do seu último avião-tanque McDonnell-Douglas KDC-10. Para marcar a data, nesta quinta-feira (07/10), o clássico trijato fez um voo de despedida sobre vários aeroportos holandeses.

Passagem do T-235 sobre o Aeroporto Internacional de Amsterdam-Schiphol (Fonte: @Schiphol).

O último KDC-10 holandês, matrícula T-235, batizado como “Jan Scheffer”, partiu da unidade de transporte Koninklijke Luchtmacht, na Base Aérea de Eindhoven, para um voo a baixa altura sobre as bases aéreas de Volkel, Leeuwarden, Den Helder, Woensdrecht e Gilze-Rijen, os aeroportos de Texel, Amsterdam e Rotterdam, além da sede da KLu em Breda.

O voo de despedida do T-235 sobre a Holanda (Fotos: FR24, KLu e @MischaSiebeling).
Força Aérea Holandesa desativou o último McDonnell Douglas KDC-10, divulgando previamente o roteiro do flyover do T-235 (Fonte: KLU).

Com a desativação do último KDC-10, encerra-se o capítulo das maiores aeronaves já operadas pela KLu, iniciada em 1992. Naquele ano, o governo holandês adquiriu dois aviões de passageiros McDonnell Douglas DC-10-30CF da companhia aérea Martinair Holland, com o objetivo era transformá-los em aviões multifuncionais para a Força Aérea Real Holandesa utilizá-los em missões de reabastecimento em voo, transporte de cargas e tropas.

O T-235 ainda operando voos de passageiros para a Martinair Holland (Foto: Alastair T. Gardiner).

Foram escolhidos os DC-10-30CF matrículas PH-MPB (c/n 46956), fabricado em novembro de 1976 e o PH-MBT (c/n 46985), fabricado em outubro de 1978, ambos convertidos em KDC-10 e entregues para o 334 Squadron. O primeiro foi o T-235 (ex. PH-MPB), recebido em março de 1995, seguido do T-264 ex. (PH-MBT) em setembro daquele ano.

Fotos dos KDC-10 em operação divulgadas no site da Koninklijke Luchtmacht (Fotos: KLu).

A conversão envolveu grandes modificações dos sistemas de combustível, elétrico, hidráulico, aviônicos, e a implantação de equipamentos de comunicação e navegação militares. Os trijatos foram transformados em aviões-tanque com a instalação de um sistema de reabastecimento em voo do tipo “boom”, no qual o operador fica posicionado em uma console chamada RARO (Remote Aerial Refueling Operator), localizada atrás da cabine de comando. Através de monitores, o oficial de reabastecimento utiliza um joystick para manobrar remotamente a lança de 15 metros até a aeronave que será reabastecida.

Imagens do T-235 em ação (Fotos: Cees-Jan Van der Ende).

Cabe lembrar que entre 2004 e 2014 a KLu operou um terceiro DC-10-30, mas apenas para missões de transporte de tropas e cargas. O T-255 (c/n 46987), originalmente fabricado em 1978 para a World Airways (N105WA), não chegou a receber kit para reabastecimento em voo.

Em 2005 a KLu comprou o DC-10-30CF (c/n 46986) ex. N104WA e N1857U, para utilizar as suas peças e componentes para a frota operacional. Ele nunca voou para a Força Aérea.

Os três DC-10 da KLu reunidos em Eindhoven em abril de 2014 (Foto: Aviator).
  • T-235 “Jan Scheffer” (c/n 46956) recebido em dez/1995 e desativado em out/2021;
  • T-264 “Prins Bernard” (c/n 46985) recebido em set/1995 e desativado em nov/2019;
  • T-255 (c/n 46987) recebido em out/2004 e desativado em jul/2014.

A desativação dos KDC-10 holandeses começou em novembro de 2019, quando o T-264 foi vendido para para a empresa privada norte-americana Omega Aerial Refueling Services, especializada em oferecer serviços de reabastecimento em voo para forças aéreas. Este será o destino do T-235, que tem previsto o ferry flight para os Estados Unidos no próximo dia 25 de outubro.

KDC-10 e o seu sucessor A330MRTT (Fotos: Cees-Jan Van der Ende).

A Koninklijke Luchtmacht substituiu os KDC-10 pelos novos Airbus A330 MRTT, operados em conjunto com a Frota Multinacional MRTT da OTAN, que a Holanda é parte integrante. A frota da OTAN é composta por nove MRTT, cinco dos quais são baseados em Eindhoven.

@FFO

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