• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

China aumenta pressão sobre Taiwan enviando 56 aviões em um único dia

4 de outubro de 2021
China aumenta pressão sobre Taiwan enviando 56 aviões em um único dia (Fonte: MND).

China aumenta pressão sobre Taiwan enviando 56 aviões em um único dia. O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan (MND) informou que nesta segunda-feira (04/10), nada menos do que 56 aeronaves militares chinesas violaram a Zona de Identificação de Defesa Aérea do país (ADIZ). Este é a maior incursão chinesa já registrada na região, ultrapassando os recordes registrados no final de semana.

Mapa de 52 incursões chinesas nesta segunda-feira (Fonte: MND).

Em seu site, o MND apresentou os detalhes das aeronaves das Forças Armadas do Exército de Libertação do Povo chinês (PLAAF), que incluiram 34 caças Shenyang J-16, dois jatos de combate Su-30, dois aviões de guerra anti-submarino Shaanxi Y-8 (Y-8 ASW), dois aviões de controle e alerta antecipado KJ-500 (KJ-500 AEW & C) e 12 bombardeiros nucleares Xian H-6. Em um relatório complementar, outros quatro caças J-16 foram registrados na ADIZ de Taiwan, totalizando 56 aeronaves militares chinesas num único dia.

Aeronaves usadas pela China nas surtidas na ADIZ de Taiwan (Fonte: MND).

Todas as aeronaves realizaram surtidas na região sudoeste do ADIZ de Taiwan, a nordeste das Ilhas Dongsha. O MND disse que caças da Força Aérea de Taiwan (RoCAF – Repúblic of China Air Force) foram enviados para interceptar, identificar e acompanhar os invasores, além de serem advertidos via rádio para deixaram a área. Sistemas de mísseis anti-aéreos de Taiwan foram postas em alerta.

Mapa das quatro incursões adicionais desta segunda-feira (Fonte: MND).

O aumento da pressão militar chinesa na região, levou a uma declaração do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, no final de semana. Ele advertiu que a atividade perto de Taiwan pode incorrer em um erro de cálculo, o que resultaria na desestabilização da paz regional. “Instamos Pequim a cessar sua pressão militar, diplomática e econômica contra Taiwan”, disse o comunicado.

Mapa do espaçõ aéreo da região (Fonte: DW).

Na sexta-feira (01/10), 38 aviões militares da PLAAF sobrevoaram o ADIZ de Taiwan, o que naquele momento um novo recorde. No entanto, isso foi superado por 39 aeronaves militares no dia seguinte. No domingo (03/10), outras 16 aeronaves haviam infringido a ADIZ, que somadas a incursão de hoje, totaliza 145 aeronaves chinesas no espaço aéreo de Taiwan nos quatro dias.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login