Acidente com AW109E da Marinha das Filipinas. A Marinha das Filipinas (PN – Philippine Navy) confirmou no domingo (04/10), que um de seus helicópteros Leonardo AW109E “Power” sofreu um acidente em Lal-lo, Cagayan, norte do País. A informação foi confirmada pelo Almirante Adeluis Bordado, Vice-Comandante da PN.
“Estamos conduzindo uma investigação para apurar e esclarecer as causas deste acidente, com objetivo de prevenir futuras ocorrências. Especialistas internacionais do fabricante da aeronave estão auxiliando nas investigações. Todas as aeronaves AW-109 foram temporariamente retiradas de operação”, disse o Oficial.
O AW109E, matrícula NH435, caiu por volta das 02h00 da madrugada de 26 de setembro, enquanto pousava em Lal-lo, província de Cagayan, norte do país. Conforme o comunicado, a aeronave retornava de uma missão de apoio às operações de segurança interna do Comando de Luzon do Norte, quando “tombou lateralmente” antes de tocar no solo. Os dois pilotos e dois tripulantes sofreram ferimentos leves, e foram liberados após avaliações médicas.
A Marinha das Filipinas tem uma frota de cinco AW109E Power (NH430, NH431, NH432, NH434 e NH435) recebidos entre 2013 a 2016. As aeronaves são operadas pelo 41 Maritime Strike Helicopter Squadron, do 40 Naval Helicopter Air Group, com sede na Base Aérea Naval Danilo Atienza (SGL/RPLS), em Cavite.
Fonte: Philippine News Agency
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO