Operação Meridiano – o maior exercício militar conjunto de 2021. O Ministério da Defesa (MD) concluiu o planejamento do maior treinamento militar conjunto a ser realizado no Brasil neste ano. Serão empregadas tropas e meios operacionais das três forças, Marinha, Exército e Aeronáutica.
Chamada de Operação Meridiano, o exercício ocorrerá em etapas nas regiões Norte, Sudeste e Sul, e tem como objetivo de manter a operacionalidade conjunta das tropas. Estarão envolvidos cerca de 5.600 militares, mil veículos terrestres, dez navios e trinta aeronaves.
A primeira etapa, chamada Fase Meridiano Poti, estará sob a responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB), e acontecerá no Estado do Pará, região Norte, entre 25 a 28 de outubro.
Entre 03 a 06 de novembro ocorrerá a Fase Meridiano Dragão, que estará sob a gerência da Marinha do Brasil, com manobras que ocorrerão entre o litoral fluminense e do Espírito Santo, na região Sudeste.
Finalmente, a partir de 07 de novembro acontecerá a Fase Meridiano Ibagé, coordenadas pelo Exército Brasileiro, na Região Sul, entre os municípios de Canoas e Santa Maria (RS).
O chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, falou sobre a importância da interoperabilidade entre as Forças.
“Hoje podemos afirmar que as operações conjuntas de nossas Forças Armadas estão em franco desenvolvimento. Neste contexto, a Operação Meridiano constitui-se em uma das principais ferramentas para consolidar e avaliar nossas capacidades de operar, de maneira integrada, em hipóteses de emprego especificamente selecionadas”, disse o Oficial. (Fonte: Veja).
Nota RFA: O exercício também buscará mensurar outros fatores, dentre os quais: o grau de precisão e letalidade de determinado armamento, a coordenação conjunta em missões de Assalto Anfíbio, Operação Aeroterrestre e Guiamento Aéreo Avançado. O ponto alto do Exercício Meridiano será a avaliação das ações planejadas.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO