SH-3 Sea King do CENIPA foi restaurado por técnicos da Marinha. O helicóptero Sikorsky SH-3B Sea King da Marinha do Brasil (MB), que encontra-se preservado em Brasília (DF), no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira (FAB), passou por uma restauração no final do mês passado. Os trabalhos foram realizados por militares da Oficina de Pintura do Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) da MB, e contaram com o apoio de técnicos do CENIPA.
O SH-3B Sea King (N-3017) está colocado em frente ao prédio do CENIPA, local que será usado no cenário para a cerimônia alusiva ao cinquentenário referida organização, que ocorrerá neste mês de outubro. Correndo contra o tempo, os técnicos do GAerNavMan efetuaram com sucesso a limpeza da aeronave, bem como a pintura de partes da estrutura, símbolos e envernização.
O Sea King é um helicóptero bimotor projetado para operação naval sob qualquer condição de tempo. Com autonomia superior a cinco horas de voo, os SH-3B do HS-1 estavam equipados com o sonar AQS-18V para acompanhamento e ataque a alvos de superfície ou submersos. Os SH-3A, após serem modernizados na Itália em 1996, tiveram seu poderio bélico incrementado com a instalação dos equipamentos necessários ao lançamento do míssil AM-39 Exocet. Além de mísseis, essas aeronaves eram capazes de carregar armamentos para atacar submarinos, tais como torpedos e bombas de profundidade.
Entre 1970 e 1984 o 1º Esquadrão de Helicópteros de Guerra Antissubmarino (HS-1) da Marinha do Brasil, recebeu dez Sea King da versão SH-3D (N-3007 à N-3016). Em 1988, quatro foram enviados para a Itália (N-3007, N-3010, N-3011 e N-3012), onde receberam aprimoramentos para o uso de mísseis AM-39 Exocet, recebendo a designação SH-16A. Em 1996 o HS-1 recebeu seis Sea King usados ex-US NAVY, sendo designados como SH-16B (N-3017, N-3018, N-3019, N-3029, N-3030 e N-3031).
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