O último Cheetah sul-africano. O Atlas Cheetah C ex-South African Air Force (SAAF) matrícula 376 realizou seu teste final de aceitação em voo na quarta-feira 29 de setembro, antes de ser enviado aos Estados Unidos. Este voo marca o fim de uma era. O fim dos voos dos Atlas Cheetah na África do Sul. A empresa privada Draken International adquiriu 12 ex-SAAF Air Cheetahs para treinamento adversário (Aggressor).
Nove Cheetah C e três modelos D foram vendidos em 2017 para Draken International, com sede na Flórida, que os usará para treinamento de adversários para as Forças Armada Americanas (USAF, US Navy e USMC). A Draken vê o Cheetah como um complemento à sua frota de 22 Dassault Mirages F1M espanhóis, que foram recentemente modernizados.
Além dos 12 ex-SAAF Cheetahs, Draken adquiriu um vasto suprimento de peças e equipamentos da Denel para apoiar a frota Cheetah, incluindo o simulador de Cheetah da Base Aérea de Makhado.
Após anos de armazenamento, cada Cheetah foi meticulosamente desmontados e revisados pela pela Denel Aeronautics para garantir que tudo esteja funcionando corretamente (incluindo aviônicos atualizados) antes da desmontagem parcial e envio para os Estados Unidos – isso envolve a retirad das asas e do motor, entre outros itens.
Ao longo do último ano e meio, Denel voou e obteve a aceitação dos Cheetahs da Draken, que culminou no último voo em 28 de setembro com o ex -SAAF 376, uma aeronave que voou com a Força Aérea Sul-Africana até 2001. Toda a frota Cheetah da SSAF foi aposentada em 2008. Os dois primeiros Cheetahs (um único assento e um assento duplo) chegaram aos Estados Unidos em outubro de 2019. De acordo com sites de rastreamento de importação, o embarque mais recente da Denel foi em junho deste ano.
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