Pilatus PC-21 entra em operação na Força Aérea Espanhola. Em 17 de setembro, as duas primeiras aeronaves Pilatus PC-21 (designação militar E.27), foram oficialmente transferidas para a Academia General del Aire (AGA), do Ejército del Aire de Espanha (EdA). O ato marcou o final do processo de aceitação das novas aeronaves, e envolveu técnicos do Centro Logístico de Armamento y Experimentación (CLAEX) e da fabricante suíça Pilatus LTD.
Ao meio-dia de 28 de setembro, o primeiro voo de treinamento do Sistema Integrado de Treinamento (ITS), decolou da Base Aérea de San Javier (MJV/LELC), Região da Múrcia, pilotado por uma tripulação composta exclusivamente de pilotos espanhóis, uma vez que todos os voos anteriores foram acompanhados por um instrutor da empresa suíça.
Nos comandos do E-27-02, indicativo de chamada “Arpón 01”, estavam os Capitães David González e Marcos Delgado, pertencentes ao Esquadrão 792. Sob as regras de voo visual (VRF), a missão de treinamento aconteceu em uma das áreas restritas R-63, e durou pouco mais de uma hora, onde foram realizadas várias manobras acrobáticas e circuito de tráfego visual.
O objetivo desses voos é fornecer experiência para os pilotos espanhóis que concluíram o curso do avião na Suíça. Esses militares serão responsáveis por desenvolver os manuais operacionais e os planos de treinamentos para este novo sistema de armas. Com base nesta nova documentação, serão conduzidos os processos de conversão de instrutores dos jatos E.25 (CASA C.101) para os novos turboélices avançados E.27, bem como da turma de alunos do curso de voo básico da temporada 2022-23.
Para testemunhar o início deste novo capítulo na história do sistema de treinamentos do EdA, estavam presentes na Base Aérea de San Javier o Diretor da AGA, o Vice-Diretor de Estudos e Chefe da Força Aérea.
Durante este período de transição, quando as fases iniciais do curso básico de voo são realizadas no E.26 (Tamiz) e a avançada no E.25, foi ativado o Esquadrão 792. Esta unidade temporária recebeu o indicativo de chamada no rádio “Arpón”, com o objetivo de diferenciá-la do restante dos voos de treinamentos.
Quando ocorrer a substituição definitiva dos E.25, esperada para o verão 2022, o Esquadrão 792 “Arpón” será desativado, e os Pilatus PC-21 (E.27) passarão a compor o tradicional Esquadrão 793 “Mirlo”, dando continuidade na importante missão de formar os futuros Pilotos de combate do EdA.
Fonte: Ejército del Aire
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