HU-2 realiza Qualificação de Pouso com OVN a bordo do NAM “Atlântico”. O 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), da Marinha do Brasil (MB), realizou a qualificação da primeira equipagem em pouso a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A140), assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN) com aeronaves UH-15 Super Cougar. O exercício aconteceu durante a Vistoria de Segurança de Aviação na Operação “Poseidon”.
O EsqdHU-2 concluiu as fases de qualificação operacional terrestre e operacional de mar, e habilitou suas tripulações para atuar no cenário terrestre ou marítimo assistido por OVN. Essa qualificação fornece novas capacidades para a unidade, como por exemplo a infiltração de tropas, resgate de náufragos, entre outras missões.
Na ocasião foram realizados circuitos visuais noturnos e de aproximação controlada operacional com o UH-15 (N-7101), sendo avaliados diferentes procedimentos de acordo com as condições ambientais do local de operação.
Este feito inédito marca mais uma importante capacidade operativa do Poder Naval brasileiro, possibilitando, a partir de agora, a realização de operações terrestres e marítimas noturnas OVN operando a partir do Capitânia da Esquadra (Fonte: Marinha do Brasil).
Nota: Sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Rio de JAneiro, o Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) “Esquadrão Pegasus” foi ativado em 25 de fevereiro de 1988. As primeiras aeronaves que equiparam a frota do “Pegasus” foram os helicópteros Eurocopter AS332F1/AS532F1, designados militaremente UH-14. Em 2010 a unidade recebeu os primeiros Airbus Helicopters EC725 Super Cougar (UH-15), do Programa H-XBR do Ministério da Defesa. No escopo de missões do Esquadrão Pegasus, estão o transporte de cargas, tropas, autoridades, vigilância, lançamento de paraquedistas, mergulhadores de combate, guerra ar-superfície, guarda de aeronaves no Porta-Helicópteros Multipropósito A140 Atlântico, busca e salvamento (SAR) e evacuação aeromédica (EVAM).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO