China mostra J20 com motores nacionais no China Airshow. A China finalmente exibiu seu jato de combate mais avançado com motores de fabricação nacional, um passo importante à medida que Pequim está aumentando as capacidades de seus jatos stealth J-20 em uma clara tentativa de rivalizar com o F-22 dos Estados Unidos. O J-20 em exibição no dia 28 de setembro, no China Airshow (Zhuhai Air Show), realizado na cidade de Zhuhai, no sul do país, estava equipado com o motores WS-10.
O WS-10C (33.000 lb) foi desenvolvido para substituir os motores russos Saturn AL-31FM2 (28.000 lb) que equipam as primeiras versões do J-20 da People’s Liberation Army Air Force (PLAAF). A troca, além de dar independência aos chineses, também deu mais potência ao caça, ampliando em 5 mil libras o empuxo.
Em junho, o tabloide estadual Global Times disse que uma unidade dos J-20 equipados com motores de desenvolvimento localmente havia sido acionada na região nordeste do país. A China Central Television também mostrou imagens dos aviões voando em um ato de comemoração do centenário do Partido Comunista.
No entanto, terça-feira passada foi a primeira vez que a aeronaves de fabricação nacional com motores A10C foram mostradas ao público chinês e a espectadores estrangeiros. A China voou pela primeira vez com o bimotor J-20 em 2011, mas ele só foi revelado ao público durante o show aéreo de Zhuhai em novembro de 2016. Ele foi declarado pronto para o combate em 2018.
Há muito considerado a resposta chinesa ao F-22 e ao F-35, analistas dizem que o J-20 deve servir a duas funções principais: combate ar-ar e ataque ao solo. Um relatório de 2017 do China Power Project divulgado no Center for Strategic and International Studies, disse que os motores WS-10C dão ao J-20 baixa capacidade de super-cruzeiro, o que significa que eles poderiam voar em velocidades supersônicas por períodos prolongados. Em seu relatório de junho, o Global Times disse que o uso de motores domésticos mostrou que “o J-20 está cada vez mais maduro tecnicamente”.
“Espera-se que mais unidades de caça, baseadas em diferentes partes do país, recebam mais J-20s, aumentando significativamente a capacidade de combate da PLAAF. Mesmo assim, as autoridades americanas há muito dizem que o J-20 não é páreo para os caças stealth americanos. Em 2016, o então Chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos Estados Unidos, General David Goldfein, disse que a tecnologia do J-20 era mais parecida com a do F-117A, os primeiros jatos stealth introduzidos pelos Estados Unidos em 1983.
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