RAF continua atacar o Daesh no Iraque. A RAF continua a apoiar as Forças de Segurança do Iraque, realizando missões operacionais sobre o Oriente Médio em apoio à Global Counter Daesh Coalition, ou guerra contra o terror. Isso inclui surtidas de caças Eurofighter Typhoon FGR4, a partir da RAF Akrotiri – Chipre, nas quais os pilotos estão voando em missões de reconhecimento armado para apoiar as Forças de Segurança do Iraque, mantendo seu país protegido do terrorismo do Estado Islâmico (Daesh).
No dia 6 de setembro, as forças terrestres iraquianas conduzindo operações de segurança a aproximadamente 50 quilômetros ao sul de Erbil foram atacadas por uma posição do Daesh em uma área de vegetação densa. Dois Typhoos FGR4 da RAF responderam a um pedido de assistência e, trabalhando em estreita colaboração com as forças terrestres para garantir que nenhum risco fosse apresentado a eles ou a quaisquer civis, lançou uma única bomba laser/GPS Paveway IV para eliminar com sucesso a ameaça.
A Operação Shader é essencial para desmantelar as redes do Daesh e reduzir as ambições globais do grupo terrorista. Embora o Daesh tenha sido derrotado territorialmente, estima-se que ainda existam cerca de 10.000 terroristas do Daesh na Síria e no Iraque. O Reino Unido, junto com 82 nações parceiras da Coalizão Global, permanece comprometido em trabalhar com o Iraque não apenas para degradar e derrotar o Daesh, mas também para aumentar sua segurança. Além de ataques aéreos, a RAF também realiza missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento; reabastecimento em voo e transporte aéreo usando aeronaves MQ-9 Reaper, Voyager KCMk2/3, C130 e A400M.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
Fonte: MoD UK
@CAS