F-5E/F de Taiwan receberão assentos Martin-Baker. A frota de Northrop F-5E/F da Republic of China Air Force (RoCAF), também conhecida como Força Aérea de Taiwan irá receber novos assentos ejetáveis. Os assentos Northrop Improved serão substituídos pelos novos Martin-Baker Mk.16 no final de 2022.
Os 70 assentos, modelo Mk16 que Taiwan adquiriu dos Estados Unidos, serão instalados em 45 F-5E/F, segundo o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Huang Chi-wei, informou a legisladores taiwaneses neste mês de setembro. O modelo Mk16, designado pelo US Air Force and Air Education and Training Command (AETC) como US16T, equipa a frota de aeronaves Northrop T-38C Talon. Ele é compatível com o F-5 e a ROCAF será a primeira força Aérea a usar este modelo. A título de informação a Força Aérea Brasileira emprega o Mk10 (Martin-Baker BR10LF).
O relatório acrescenta que as investigações sobre a colisão fatal com dois F-5 em 22 de março e um acidente anterior em outubro de 2020, sugerem que dois pilotos morreram de hemorragia cerebral, o que corrobora que eles bateram suas cabeças ao tentarem ejetar.
De acordo com o site da Martin-Baker, o assento do Mk16 oferece capacidade “zero/zero”, o que permite que pilotos possam ejetar com segurança mesmo de um avião parado no solo. Não foi informado quem irá realizar a instalação dos assentos na frota de F-5 da RoCAF.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS