Kaman apresenta seu UAV utilitário de médio porte. A Kaman revelou em 21 de setembro seu conceito de veículo aéreo não tripulado (UAV – Unmanned Aerial Vehicle) de elevação vertical de médio porte, denominado Kargo. Projetado para transportar carga em um pod conformal ou em uma configuração de carga externa, o Kargo é voltado para atender os potenciais requisitos do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) e do Exército Americano (US Army).
O Kargo UAV possui quatro rotores controlado por um sistema de controles fly-by-wire. Ele foi projetado para levar até 363 kg e sem carga útil, voar a até 523 milhas náuticas e com uma capacidade máxima de levantamento de 363 kg. A Kaman Corporation informou que está tralhando com um modelo em escala 1/2 (50%) usando recursos próprios para testar as capacidades do projeto. A empresa planeja construir um modelo em escala real funcional até o final deste ano ou, no máximo, até início do próximo
“Escolhemos um motor a combustível fóssil”, disse Romin Dasmalchi, diretor sênior de desenvolvimento de negócios e governo da Kaman. Isso tem o objetivo de manter os custos baixos e permitir um campo de desenvolvimento rápido. Mas ele acrescentou que a empresa deseja explorar a energia híbrida para projetos futuros.
O sistema cabe em um contêiner de transporte padrão e foi desenhado para ser descarregado e operado por apenas duas pessoas. O trabalho da empresa com o USMC vem sendo “centrado, principalmente, em Sistemas de Logística Não Tripulados Aéreos ou ULS-A (Unmanned Logistics Systems – Air). Segundo a interação com o USMC, o conceito para emprego marítimo que prevê ter um ULS-A pequeno porte; um ULS-A de médio porte e um ULS-A grande porte. O USMC quer seguir em frente com o meio ULS-A médio porte e a Kaman pretende se encaixar nesse espaço com Kargo.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS