Primeiros tripulantes portugueses de KC-390 estão treinando no Brasil. A Força Aérea Portuguesa (FAP) divulgou hoje (21/09), que quatro militares seus estão no Brasil desde a semana passada, recebendo treinamento no Embraer KC-390 Millennium. São dois pilotos e dois mecânicos que estão em Anápolis (GO), desde o dia 14 de setembro.
De acordo com a FAP, esta será a primeira tripulação qualificada para a nova aeronave adquirida pelo governos português. A formação teórica e prática está sendo realizada na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, onde é sediado o 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, unidade que opera o KC-390 na Força Aérea Brasileira (FAB).
A cooperação bilateral entre os dois países fica fortalecida pela troca de experiências entre as forças aliadas. Enquanto a FAP adquire conhecimentos com a experiência acumulada da FAB no KC-390, estes repassam a experiência portuguesa no transporte aerotático.
Em 11 de julho de 2019, o Governo Português assinou o contrato com a Embraer, adquirindo cinco KC-390 Millennium, um simulador de voo e suporte técnico pelo período de doze anos. Essas novas aeronaves substituirão os C-130H Hércules na Esquadra 501, da Base Aérea do Montijo. De acordo com o planejamento, os KC-390 portugueses serão entregues de 2023 a 2027, ao passo de uma aeronave por ano (Fonte: FAP).
Nota: em junho deste ano, publicamos aqui no Site da RFA uma notícia mostrando o primeiro KC-390 da FAP na linha de montagem da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Esta primeira aeronave deve estar em avançado estágio de produção, indicando que o primeiro voo de experiências poderá estar sendo realizado em breve.
@FFO