Rapid Dragon demonstra capacidade de munição paletizada em C-17 e EC-130. Em parceria com a USAF, a Lockheed Martin implantou recentemente paletes de munição Rapid Dragon em aeronaves C-17A Globemaster III e EC-130SJ Commando Solo, para o lançamento de mísseis JASSM-ER (Joint Air-to-Surface Standoff Missile-Extended Range) na área de testes de White Sands Missile Range, no Novo México, EUA.
O Rapid Dragon é um programa acelerado de Planejamento e Experimentação Estratégica de Desenvolvimento da USAF (SDPE – Strategic Development Planning and Experimentation) que passou do conceito para a implantação de mísseis em apenas 10 meses.
“Essas implantações do Rapid Dragon representam a primeira demonstração ponta-a-ponta de uma missão de ataque paletizada, desde a implantação de paletes de mísseis em uma aeronave até a liberação dos mísseis em voo. Eles são um grande passo para mostrar a viabilidade do conceito de munições paletizadas e a capacidade das aeronaves de transporte, ampliando a capacidade de ataque de caças táticos e bombardeiros estratégicos”, disse Scott Callaway, Diretor de Programas Advanced Strike da Lockheed Martin.
A equipe do Rapid Dragon conduziu um lançamento em voo de um C-17A Globemaster III e outro de um EC-130SJ Commando Solo. Em ambos os voos, as tripulações lançaram os paletes de uma altitude operacionalmente relevante, e uma vez estabilizados por pára-quedas, ele iniciaram a sequência de liberação dos mísseis sucessivamente, cada um aerodinamicamente idêntico a um JASSM-ER.
Ainda enquanto as aeronaves estavam em voo, uma equipe em solo transmitiu novas informações de alvos para o sistema Rapid Dragon, por meio de links de comunicação de longo alcance (beyond line-of-sight). A capacidade de redirecionar mísseis enquanto a aeronave está no ar fornece aos comandantes combatentes a flexibilidade para responder às mudanças em um ambiente operacional dinâmico.
A Lockheed Martin e o SDPE estão conduzindo testes adicionais nos próximos meses, culminando em um lançamento em voo, no final deste ano, de um míssil JASSM-ER real, a partir de um MC-130J Commando II.
Fonte: Lockheed Martin
@FFO