Imagens: F-117A Nighthawk operando na Califórnia. Desde o início desta semana, dois caças stealth F-117 Nighthawks estão operando a partir do Aeroporto Internacional de Fresno-Yosemite (FAT/KFAT), onde está a Base da Guarda Aérea Nacional (ANG) da Califórnia. Conforme noticiamos em 15/09, eles estão realizando missões de treinamentos conjuntos com os caças da 144th Fighter Wing (144th FW) da ANG.
A notícia da operação dos F-117 em Fresno foi oficialmente divulgada no site oficial da 114th FW. O coronel Troy Havener, comandante da unidade disse: “Temos a honra de ser a primeira unidade da Força Aérea a hospedá-los por uma semana inteira de treinamento“, referindo-se aos esforços para conseguir essa oportunidade dos seus pilotos treinarem co combate aéreo com os Nighthawk.
“Esta semana, colhemos os benefícios de mais dois anos de comunicação e coordenação com as agências e líderes que supervisionam esses ativos exclusivos da USAF. O treinamento contra forças integradas que incluem o F-117 desafiará e aguçará os nossos pilotos, bem como aumentará a confiança nas táticas e sistemas necessários para defender nossa nação”, disse Havener.
Esta é a primeira vez que F-117 Nighthawks pousam em Fresno, e a sua presença recebeu imediatamente o interesse de vários meios de comunicação e de alguns membros da comunidade. Desde então, entusiastas e curiosos tem filmado e fotografado os F-117 pousando e decolando no Aeroporto Fresno-Yosemite, juntamente com os F-15C/D Eagle da 144th FW.
Especialista relatam que a utilização dos caças stealth em treinamento de superioridade aérea da ANG, tem por objetivo preparar os pilotos dessas unidades, para atuar em caso de ameaças envolvendo caças furtivos estrangeiros, como o chinês J-20 e o russo Su-57.
O lendário Lockheed F-117A Nighthawk sempre teve a áurea de secreta, desde o seu primeiro voo operacional em 18 de junho de 1981, foi mantido em completo sigilo até 1988. Em janeiro de 1991 ele ganharam os holofotes, quando apareceram na operação Desert Storm, atuando com extrema precisão em ataques na campanha aliada.
Foram construídos 64 F-117 Nighthawk, e apesar de retirados de operação oficialmente em 2008, no mês de janeiro deste ano, cerca de 48 aeronaves estavam preservados e mantidos em condições de voo, para programas de pesquisas e voos de treinamentos. De acordo com a USAF, aproximadamente quatro aeronaves são descartadas por ano, e as fuselagens são são oferecidas para museus, através do programa de Base Estratégica da USAF e do Museu Nacional da USAF.
Desde a sua “aposentadoria” diversos Nighthawks tem sidos vistos nos céus dos Estados Unidos, provavelmente atuando como “agressores” em missões de treinamento para as unidades de defesa aérea.
A 144th FW da ANG Califórnia, opera com uma frota de caças F-15C/D Eagle, e a sua principal missão é a defesa aérea dos estados do Oregon e da Califórnia, até a fronteira com o México. Além disto, presta suporte e apoio em emergências e ao Programa de Combate às Drogas, quando solicitada pelas autoridades.
Os F-117 estão armazenados no Aeroporto de Tonopah Test Range (TTR), na Nellis Test and Training Range (NTTR), em Nevada, por isso carregam o código de cauda “TR”.
@FFO