RAF Protector RG Mk1 para o Esquadrão 13. A Royal Air Force (RAF) revelou que o No 13 Squadron – ‘The Stabbed Cats’ será a segunda unidade operacional a operar o Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (RPAS – Remotely Piloted Air Systems) RG Mk1 Protector, a versão britânica do General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI) MQ-9B SkyGuard.
O anúncio foi feito pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica ACM, Sir Mike Wigston, no dia 15 de setembro, durante a conferência Defense and Security Equipment International (DSEI) no ExCeL London Centre em Newham, East London. Durante seu anúncio, Wigston disse: “O 13 Esquadrão, equipado com o Protetor, o será capaz de operar em qualquer lugar do mundo, proporcionando ao Reino Unido uma vantagem operacional ao fornecer dados de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (ISTAR – Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance)”.
O No. 13 Squadron já emprega aeronaves RPAS na RAF, voando GA-ASI MQ-9A Reapers com sede na RAF Waddington. A unidade permanecerá na base de Lincolnshire após sua transição para o Protector RG1 prevista para 2023. Ela será acompanhada do No. 31 Squadron – ‘Goldstars’ – uma ex- unidade de Panavia Tornado GR4 – que será a primeira unidade a empregar o RG Mk1Protetor.
O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) assinou um contrato com a GA-ASI para aquisição de 16 Protetores RGMk1 (MQ-9B). Em 2020, os três primeiros foram encomendados na chamada primeira fase da aquisição. Em julho de 2021, o MoD assinou e confirmou mais 13 Protectors fechando o lote de 16 unidades para a RAF.
O RPAS Protector RGMk1, que na prática é um UCAS – Unmanned Combat Aircraft System, foi projetado para fornecer capacidade crítica ISR e ISTAR para a RAF, sendo equipado com um conjunto de sensores e armas de precisão, que incluem o míssil Brimstone e bombas guiada a laser Paveway IV. A frota será operada a partir da RAF Waddington, com a primeira aeronave prevista para ser entregue em 2023.
Um SkyGuardian (N190TC) de propriedade da empresa está atualmente no Reino Unido enquanto o país continua a se preparar para a chegada de sua primeira produção Protector RG1 em Waddington em 2023. O SkyGuardian está vai participar do Exercício Joint Warrior 21-2 no Reino Unido, que é programado para ocorrer na costa escocesa no final deste mês.
@CAS