Vídeos – dois incidentes com jatos da Força Aérea de Honduras em 48 horas. Dois incidentes com jatos da Força Aérea Hondurenha (FAH) aconteceram em cerca de 48 horas, sem deixar feridos. Um caça Northroph F-5E Tiger II do Grupo de Caça da Base Aérea Héctor Caraccioli Moncada, La Ceiba, e um jato de ataque Cessna A-37B Drangonfly do 1 Grupo Aerotactico de San Pedro Sula, tiveram problemas durante o pouso.
O primeiro fato aconteceu na segunda-feira (13/09), quando o líder de uma esquadrilha com dois F-5E teve pneus estourados na corrida de decolagem do Aeroporto de La Ceiba/Goloson (MHLC). O vídeo gravado por uma testemunha mostra o jato, matrícula FAH 4008, deixando um rastro de fumaça branca sobre a pista, após a decolagem.
Outro vídeo, gravado no pouso, mostrou que o piloto conseguiu controlar a aeronave na corrida sobre a pista, mesmo com os pneus danificados. Bombeiros atuaram rapidamente, para evitar que ocorresse um incêndio após a parada do jato sobre a pista.
O segundo incidente aconteceu na tarde de quarta-feira (15/09), dia do Bicentenário da Independência de Honduras, quando um Cessna A-37B Dragonfly realizou um pouso , com os trens de pouso recolhidos, no Aeroporto San Pedro Sula-Ramón Villeda Morales (MHLM).
O jato, matrícula FAH 1015, havia participado do desfile aéreo em comemoração ao dia da pátria, e no retorno experimentou um problema técnico que impediu o acionamento dos trens de pouso. O porta-voz das Forças Armadas de Honduras (FFAA), Tenente José Coello, informou que os dois tripulantes não sofreram ferimentos.
As informações sobre a FAH são imprecisas e de fontes escassas, e nossas pesquisas apontam que aproximadamente oito F-5E/F Tiger II, e cerca de cinco A-37B/OA-37B Dragonfly comporiam a sua frota.
@FFO