BAE/Malloy apresentam drone T-650 na DSEI 2021. A BAE Systems e a Malloy Aeronautics anunciaram planos para explorar o desenvolvimento de um sistema aéreo não tripulado totalmente elétrico para transporte de carga com capacidade de emprego armado tanto para missões marítimas quanto terrestres. Designado T-650 o drone poderá levar até um torpedo Sting Ray. O anúncio foi feito no dia 14 de setembro na conferência Defense and Security Equipment International (DSEI) realizada no ExCeL London Centre em Newham, em Londres.
O recém-revelado veículo aéreo não tripulado conceito – conhecido como T-650 – visa atender um potencial mercado como uma nova solução de pronta, rápida e economicamente sustentável para clientes das áreas militares, de segurança pública e civis (comercial). Durante esta fase de desenvolvimento, a BAE Systems e a Malloy Aeronautics irão explorar oportunidades para colaborar na capacidade, projeto, fabricação e comercialização do sistema de aéreo.
Dave Holmes, diretor de Projetos Avançados, Tecnologia e Fabricação do Setor Aéreo da BAE Systems, disse: “É fantástico trabalhar com a Malloy Aeronautics nesta tecnologia inovadora. Reunir o histórico comprovado de Malloy em tecnologia inovadora neste campo, com nosso conhecimento do ambiente operacional militar e extensa experiência em engenharia e integração de sistemas, nos permitirá desenvolver uma solução sustentável e econômica para clientes militares e comerciais”.
A BAE Systems afirma que o T-650 terá uma velocidade máxima de 140 km/h e será capaz de transportar uma carga útil máxima de 300 kg com um alcances de até 30 km. A empresa acrescenta que a plataforma terá uma estrutura de carbono leve e aerodinâmica para proporcionar elevação vertical eficiente, além de um trem de pouso e braços removíveis para fins de transporte. Ele também contará com pás de hélice para gerar maior eficiência e com uma bateria com grande capacidade, que a empresa afirma ter a maior energia em sua classe do mercado atual.
O T-650 está sendo projetado para cobrir uma gama de aplicações militares em potencial, incluindo logística automatizada de navio-navio/navio-para-terra e reabastecimento; evacuação de vítimas (CASEVAC – Casualty Evacuation); guerra anti-submarina (ASW – Anti-Submarine Warfare); contramedidas para minas marítimas (MCM – Maritime Mine Countermeasures); vigilância e monitoramento; operações de apoio aéreo aproximado (CAS – Close Air Support) e busca e salvamento (SAR – Search And Rescue). Devido ao seu design, por não tripulado e com emissão zero de carbono, o sistema reduzirá a pegada ambiental de seus operadores e manterá o pessoal fora de perigo em situações de conflito/desastre.
Oriol Badia, CEO da Malloy Aeronautics, acrescentou: “Além das capacidades militares, também há um claro potencial nas arenas comercial, de segurança e humanitária. Nosso objetivo é trabalhar junto com a BAE Systems para garantir que nossas capacidades não sejam apenas as primeiras e melhores para a defesa, mas que se tornem o carro-chefe do futuro para manter todo o nosso pessoal seguro”.
Fonte BAE/Malloy
@CAS