Dois F-117A Nighthawk no Aeroporto de Fresno, Califórnia. Dois jatos furtivos F-117 Nighthawk foram vistos pousando no Aeroporto Internacional de Fresno-Yosemite (FAT/KFAT), Califórnia, na tarde desta segunda-feira (13/09). Após o pouso, a dupla de visitantes inusitados prosseguiu para ao pátio da 144th Fighter Wing (144th FW) da USAF, situado no setor sul do aeroporto.
As pessoas que testemunharam esta rara operação foram tomadas de surpresas, ao verem os dois clássicos Nighthawks, aposentados há algum tempo, taxiando até a base com seus drag-chutes brancos ondulando.
A notícia foi divulgada pelo Site The Drive, que contatou o departamento de relações públicas da 144th FW para obter informações sobre a operação desses jatos em Fresno. A informação é que a chegada dos Nighthawks estava programada, e que eles farão um treinamento conjunto com os caças F-15C/D Eagles da Ala.
A operação dos F-117A atuando em treinamentos como aeronaves agressoras é conhecida, e os F-15 da 114th FW são quase inteiramente focados no conjunto de missões de combate aéreo.
Os F-117 stealth são especialmente uteis em missões de treinamento de combate aéreo, principalmente por suas capacidades furtivas, uma vez que esta tecnologia é uma tendências entre os eventuais adversários em potencial dos EUA, como a China e a Rússia.
Além disso, os mísseis de cruzeiro, que voam baixo e têm pequenas assinaturas de radar e infravermelho, continuam sendo uma grande preocupação para as unidades encarregadas da missão de defesa aérea nacional, especialmente aquelas que protegem as fronteiras marítimas do território norte-americano.
Novos radares ativos eletronicamente digitalizados (AESA) foram instalados em muitas aeronaves de combate da USAF encarregadas desta missão, incluindo os F-15C/D do 144th FW, para que eles pudessem identificar e engajar melhor alvos de pequenas seções transversais de radar. Seus pods de mira Sniper – tradicionalmente um sistema de sensor ar-solo – também lhes dão a capacidade de identificar visualmente esses alvos a longo alcance, dia ou noite, para que possam ser atacados antes que seja tarde demais. O pod Sniper pode ser subordinado a um alvo no radar (e vice-versa), ajudando a identificar e rastrear rapidamente alvos potencialmente hostis.
É aqui que o “quarentão” F-117, oficialmente aposentado há 13 anos, realmente brilha como um agressor diferente. A maioria dos pilotos nunca voou contra algo parecido, com uma emissão infravermelha e a assinatura radar reduzidas, o que fornecerá um treinamento avançado sobre as particularidades de como é interceptar um alvo desconhecido e tão difícil de detectar.
O lendário Lockheed F-117A Nighthawk sempre teve a áurea de secreta, desde o seu primeiro voo operacional em 18 de junho de 1981, mantido em sigilo até 1988. Eles ganharam os holofotes na operação Desert Storm, em janeiro de 1991, quando atuaram com uma precisão notável, em ataques decisivos na campanha aliada.
Mesmo aposentado oficialmente, os F-117 continuaram sendo observados sobrevoando a área de testes no deserto de Death Valley. Após deixarem o serviço ativo, todos os 46 F-117 foram estocados no aeródromo Tonopah Test Range (TTR), na Nellis Test and Training Range (NTTR), em Nevada. Apesar da USAF negar, os F-117 estariam sendo mantidos no armazenamento do “Tipo 1000”, que são denominadas “invioláveis”, o que significa que elas têm um alto potencial para retornar ao status de voo em 30 a 120 dias.
Esses F-117 já foram vistos na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais Miramar, na Califórnia, na Base da USAF de Nellis, em Nevada (mais uma vez), ente outras.
@FFO